Tuesday, January 01, 2008



O homem dos jornais aparecia aos domingos e no primeiro dia do ano. Trazia o saco ao ombro e atravessava o caminho da clientela numa pasteleira da idade dele, que era muita.

A pouco e pouco aniquilou as vendas locais do Século que vinha de combóio e acabava por chegar atrasado. O PRIMEIRO DE JANEIRO chegava mais cedo e era entregue porta a porta.
.
No primeiro dia do ano, O PRIMEIRO DE JANEIRO, perdia a cabeça com o aniversário e brindava os seus leitores com mais cor e conversa em cadernos especiais. Naquele dia de festa, O PRIMEIRO DE JANEIRO, era a vedeta matinal e o ciclista dos jornais o homem do dia.
.
E, como frequentemente acontece, mudamos de sítio e os amigos desaparecem-nos. Perdemos o contacto, diz-se. Nunca mais vi O PRIMEIRO DE JANEIRO.Lembrei-me dele há pouco e fui procurá-lo online. E encontreio-o!
.

Ninguém pode fazer uma pequena ideia do saco de recordações que ele me trouxe.

2 comments:

António said...

Eu posso.
Ao Domingo, a banda desenhada, O Príncipe Valente que tanto deu para sonhar e ser tema de tanta aventura. Uma espada "Cantante" feita de pau e o cavalo Arvark, conquistado em Stonehenge. As filhas, a mulher e as Ilhas das Brumas. E o austero Rei Artur que tudo sabia e comandava, sempre omnipresente.
Para as mulheres era "O coração de Julieta", coisa difícil de entender como duas boazonas daquelas não arranjavam marido...
Até o "Zé do Boné" e o Sr. Calisto deixam saudades.
O Janeiro ainda se publica, tem pouquíssimas vendas e vive muito da publicidade com artigos económicos por regiões ou industrias locais.
Já não é o jornal de referência, sério, que combatia pela pena dos seus grandes jornalistas a concorrência do Comércio do Porto e a capacidade bombástica e expansiva do JN. As suas oficinas, na rua de Stª. Catarina, são hoje um centro comercial.
Na Rua de Santa Catarina já não há homens a cheirar a tinta. Já não há Tipógrafos.
Olha ó Janeeeiiiirooooo!...

José Fernando Magalhães said...

Meu caro,
A propósito do 141º aniversário do Janeiro, encontrei esta sua página.
Andei a olhar muito rapidamente pelo seu blogue e gostei.

Melhores cumprimentos

José Magalhães

PS- sobre o Janeiro, escrevi isto

http://atributos-1.blogspot.com/2009/12/o-primeiro-de-janeiro.html