Tuesday, January 22, 2008

A BOLSA E A VIDA

BCE e Banco de Inglaterra deverão seguir corte da FED
O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco de Inglaterra deverão ter que seguir a Reserva Federal dos EUA e cortar as taxas de juro devido à ameaça que uma recessão nos EUA poderá significar para o crescimento global, acreditam os analistas contactados pela agência Bloomberg
.

As bolsas estão a cair desalmadamente em todo o mundo. Tanto, que as medidas tomadas pela FED (que hoje cortou de emergência a taxa de juro de referência dos EUA em 75 pp, o que não fazia desde 2001, depois de a generalidade dos mercados bolsistas ter sido fortemente penalizada pelos receios de recessão nos EUA), e que deverão ser seguidas pelo BCE e pelo Banco de Inglaterra, se arriscam a desencadear outra moléstia no debilitado sistema financeiro internacional: as reduções das taxas de juros podem não não ser suficientes para evitar a recessão mas poderão despoletar estímulos inflacionistas incontroláveis a curto prazo, gerando o pior cenário, o da estagflação.

O crescimento moderado da inflação como forma de estímulo da economia é uma tentação que está a atrair muitos que não descortinam outras medidas descontaminadas. E, inquestionavelmente, para alguns essa será uma via de resolução de alguns problemas bicudos.

Sabe-se, porém, que há sempre uma factura a pagar à inflação mas nunca se sabe a quanto se elevará o seu montante. Para muitos, a quem estas turbulências da bolsa nada dizem, a vida tornar-se-á ainda mais difícil de viver, porque para eles o preço da inflação nunca será moderado.

No comments: