Thursday, January 03, 2008

IOWA - A GRANDE PARTIDA

Começaram hoje no Iowa, às sete horas locais, uma hora da tarde em Lisboa, as eleições primárias para a nomeação por democratas e republicanos dos candidatos à presidência dos EUA, em Novembro do próximo ano.
.
Do lado democrata, as últimas sondagens davam como muito renhida a luta entre os três principais candidatos: Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards. Pelos republicanos, Mike Huckabee e Mitt Romney distanciam-se flagrantemente dos restantes candidatos. Ron Paul, o candidato libertário é a grande surpresa pela positiva, do lado republicano, posicionando-se numa quota de dois dígitos; Giuliani e Mcain destacam-se pela negativa com posições modestas na grelha de partida.
.
É inquestionável que os democratas apresentam-se no Iowa muito mais mobilizados para ganhar as eleições que os republicanos, devendo o número de votantes pelos democratas exceder largamente os que votarão nos caucus republicanos. Não pode, no entanto, deixar de considerar-se o efeito do particularíssimo modelo de votação adoptado pelos democratas do Iowa desde meados do séc. XIX na mobilização que suscita.
.
Para John Edwards o resultado das eleições no Iowa são decisivas para o seu posicinamento nas primárias futuras: se não ganhar no Iowa a luta pela nomeação democrata, polarizar-se-á ainda mais à volta do dueto Hillary-Obama. Uma vitória de Obama potenciará as suas possibilidades de vitória no New Hampshire daqui a cinco dias, tornando-o, a partir daí um candidato difícil de bater, salvo algum incidente comprometedor.
.
Do lado republicano, a vitória de Huckabee, ou mesmo de Romney, não comprometerá de forma significativa a vitória final dos candidatos com suporte nacional mais alargado dentro do partido: McCain e Giuliani.
.
As eleições de Novembro de 2008, se derem a vitória ao candidato democrata, hipótese mais plausível neste momento, terão certamente um resultado original: uma mulher ou um meio negro na presidência. Aposto que ganhará Obama.
.
A menos que 9/11, ou um cenário dramaticamente idêntico, lamentavelmente, se repita.

3 comments:

António said...

Quando chegar a vez dos estados do sul, Obama será pulverizado.
De qualquer forma, no final será eleito o pior candidato. Seja ele qual for.

Rui Fonseca said...

É possível que perca no Sul. Mas se ganhar a nomeação, pode vir a ser o próximo presidente dos EUA. As primárias no New Hampshire são decisivas para os candidatos democratas. Se Hillary voltar a posicionar-se atrás de Edwards e Obama poderá ver a nomeação comprometida. A nível nacional, tanto Edawards como Obama têm mais hipóteses, segundo as sondagens mais recentes, de bater o candidato republicano, qualquer que ele seja.

"De qualquer forma, no final será eleito o pior candidato. Seja ele qual for."

Por quê?

António said...

Porque é sempre assim.
Nunca, nem que um presidente americano transforme pedras em pão, será um bom presidente do ponto de vista dos outros.
Será sempre mau, mesmo quando manda a sua gente e os seus meios dar o corpo ao manifesto em defesa dos outros.
A América tem de dar uma grande volta por cima e aquele povo que tanto manda homens à Lua mas que não sabe onde fica a Austrália, ainda não acordou para isso. Falta-lhe muito caminho para andar para trás, sacudir a poeira e então acordar e andar para a frente.
Oxalá eu me engane e acertem logo à primeira. Para bem de todos.