Tuesday, August 09, 2011

O FRANGO SUÍÇO

O Economist propôs, há alguns anos já, uma medida de avaliação do sobrevalorização/subvalorização das moedas com base no preço do BigMac. Eu proponho, a partir de hoje, o frango. Uma medida mais abrangente porque acredito que, apesar da popularidade do BigMac, o frango é apreciado pela maior parte da humanidade. Eu estou do lado da minoria, a minha análise não será distorcida pelo meu apetite.

O preço do frango (peito sem osso e sem pele, biológico, custa hoje, na área de Washington $ 15,45/kg, ou seja cerca de 11 euros por quilo. Em Lisboa, no Continente está anunciado o mesmo produto, aqui, a € 8,40/kg. Em Zurique, no início deste mês era de € 21,84/kg  aqui. Atendendo, contudo, que nos últimos 8 dias o euro desvalorizou 8% relativamente ao franco suíço, o frango suíço deveria estar a custar a esta hora (dez da noite em Zurique) cerca de 23 euros por quilo.

Considerando a paridade do poder de compra em cada um dos locais, tomando o preço do frango como unidade de medida da valorização/desvalorização das três moedas, o câmbio do euro/dólar em Washington e Lisboa estarão alinhados, já o franco suíço estará sobrevalorizado em cerca de cem por cento!

Chegará aonde o preço do frango suíço?
----
Para a história do frango suíço, aqui fica a valorização do franco nos últimos doze meses contra as principais moedas. Cerca de metade desta valorização foi observada nas últimas três semanas e, muito mais acentuadamente, nos últimos cinco dias.

EUR : 36%
GBP : 43% 
USD : 46%
NOK: 36%
SEK : 35%
DKK:37%
CAD: 43% 
AUD : 34%
YEN : 31%
CNY: 40%
HUF: 33%
CZK : 33%

No comments: