A continuidade do Aliás depende do seu merecimento, avaliado por comentários, críticas, sugestões, correcções, de quem o lê.
---
Há Mundo a menos para três imperadores:
Trump, Putin, Xi Jinping.
Qual deles será Octávio, depois Augusto, depois Imperador do Mundo, sem espatifar o planeta.
Até onde irá Elon Musk de braço dado com Trump sem ser Brutus?
Por enquanto, parecem estar todos como Deus com os anjos. Mas a história repete-se ainda que haja quem pense o contrário.
Em 30 de março de 2023, transcrevi aqui UMA CURTA CONVERSA COM TRUMP recorrendo a um programa de inteligência artificial, https://character.ai/, naquela altura o mais adequado para os meus objectivos: simular entrevistas com personalidades vivas ou históricas, obtendo respostas dos entrevistados sustentadas nas bases de dados do "operador inteligente".
Quase dois anos depois, Trump é hoje entronizado, com poder quase absoluto, como 47º presidente dos Estados Unidos.
Não pode afirmar-se que as respostas artificialmente obtidas em março de 2023 seriam as mesmas que, através do mesmo meio, se obteriam hoje. Mas o estilo marcante da personaliade do indivíduo mantém-se: impetuoso, radical, populista, capaz de negar agora o que afirmou há momentos com o mais fluente e melífluo descaramento.
Vai Trump alterar a ordem e a desordem mundial das últimas décadas?
Ninguém sabe, e, muito provavelmente, nem ele.
Há questões que não se vislumbravam ainda há pouco tempo e, subitamente, saltaram para a arena mediática mundial como pipocas de um momento para o outro: a conquista, à força ou por compra, da Gronelândia, a retoma da administração norte-americana no Canal do Panamá, a absorção do Canadá como o 51º dos EUA.
Para além destas pipocas salgadas Trump tem feito saltar outras, aparentemente, com mel: a desvalorização do dólar - equacionada aqui - Can Trump Dump the dollar? - que parece acasalar convenientemente (para quem embolse as conveniências) com o querer Trump que criptoactivos sejam prioridade política nos EUA.
Estes são apenas alguns temas que tanto podem incendiar o mundo como esfumarem-se sem deixar rastro.
Das respostas possíveis obtidas em 2023, saliento esta:
R - Without a doubt, you are the beast!
T - Yes!
Just an incredible beast. The biggest and best beast that’s ever
existed! A lot of people tell me I am the greatest beast of all time!
They do! In fact, I can do no wrong! Just an incredible and historic
beast. The likes of which the world has never seen!
R - You are the best beast!
T - Yes
I am! There has never been a beast like me! The biggest and best beast
in all of history! All the experts will tell you this!
Não sei se o trocadilho na resposta através da AI foi propositado ou não. Se não foi, nenhuma outra resposta reflecte tão fielmente o carácter (ou a falta dele) do "entrevistado"
No comments:
Post a Comment