Sunday, January 05, 2025

TRIUNVIRATO DIABÓLICO

O Governo (ou o desgoverno, neste caso não há diferença) do mundo está implicitamente, por quanto tempo não sabemos, entregue a um triunvirato, que caracterizei, recentemente, em apontamentos neste bloco de notas. 
Visivelmente, os triúnviros do momento são Trump, Putin e Xi Jinping.
 
Na Roma Antiga houve dois triunviratos mas só no segundo o poder absoluto foi dividido entre três triúnviros, cabendo a cada um o governo de uma parte do território sob domínio romano. Emergiu, por eliminação dos outros dois, Octávio, que aceitou o título de Augusto e deu início ao Império Romano. 
 
Um  triunvirato não é forma perdurável de governo. Um dia, o poder absoluto será assumido por aquele que eliminar os outros dois.

Do confronto que inevitavelmente ocorrerá entre Trump Putin e Xi Jinping, resultará um ganhador.
Poderá ser Elon Musk?
 
Trump, com aquele ar de touro dançarino é visto pelos outros dois adversários como um tolo imprevisível.
Se abandonar a Europa e, implicitamente, aliar-se a Putin, atraiçoa a Europa por abandono de todos os compromissos assumidos, suicida-se politicamente e reduz a importância dos EUA no mundo, onde os Brics pendem maioritariamente para Putin e Xi Jinping, a América Central e a do Sul sempre viveram de costas voltadas para o Norte (ou vice-versa) ainda que se atormentem por uma entrada nos EUA, na Coreia do Sul a estabilidade da situação política está a ser abalada.
Putin é de aço, frio, duro, capaz de eliminar tudo e todos os que se interpuserem entre ele e os seus objectivos de reconfigurar a União Soviética, implodida há trinta anos e o Império Russo. 
Xi Jinping, a máxima refinação da paciência chinesa, espera que os outros dois se eliminem mutuamente.

E o que fará Elon Musk nesta comédia sinistra?
Não sabemos, mas Musk é suficientemente ousado, inteligente e tenebroso para virar o mundo às avessas.
Seguramente, Musk não aceitará ser moço de cego por muito tempo. 
 

 Elon Musk está a influenciar a política geo estratégica global 
O dono do X (ex-twitter) e multi bilionário da tecnologias (é agora a pessoa mais rica do mundo)  impulsionou nos primeiros três dias do ano figuras de extrema direita na Grã-Bretanha, Alemanha e Canadá com uma enxurrada de mensagens rápidas, muitas vezes inflamatórias, nas redes sociais, para os seus 210 milhões de seguidores no X.
Transcrevo algumas dessas mensagens mas recomendo que leiam todo o artigo publicado no Washington Post, de hoje. 
 
Elon Musk pediu a libertação de um extremista de direita britânico preso. 
Publicou uma mensagem pressionando o rei Carlos III a dissolver o Parlamento e ordenar uma nova eleição geral, enquanto colocava imagens ridículas e uma enxurrada de ataques direcionados ao primeiro-ministro Keir Starmer. Musk acusou Starmer de não processar "gangues de estupro" há mais de uma década, um escândalo de exploração infantil que levou o Partido Conservador da Grã-Bretanha a pedir um inquérito nacional completo.

.... 

O ano mal começou e no WP, agora propriedade de Jeff Bezos, muito dependente de contratos com o governo de Trump,  é travado cartoon que criticava Jeff Bezos e a autora, premiada com um Pulitzer, demite-se.

act .

 

No comments: