Friday, July 11, 2014

CONSTÂNCIO, CULPADO NÚMERO UM DA NOSSA DESGRAÇA

A acusação é de Daniel Bessa. Na realidade, Bessa refugiou a acusação numa expressão dissimulada: "O responsável número um da nossa desgraça é um banqueiro central".

"O engenheiro Sócrates é muito responsabilizado, e não há ninguém que o responsabilize mais do que eu, mas eu vejo-o como aquele egípcio que tomou os comandos do Boeing que se precipitou sobre as Torres Gémeas". Mas essa não é a responsabilidade maior. A responsabilidade maior é do mentor, não é do executante, e o mentor estava no Banco de Portugal", disse Bessa, fazendo rir a assistência." "o mentor "disse que a partir da entrada no Euro, uma pequena economia aberta e financeiramente integrada, no regime de moeda única, não tem restrições financeiras. Endividar até sempre".

Acerca das responsabilidades de Constâncio na nossa desgraça (para usar a expressão de Bessa) já anotei neste caderno muitas dezenas de apontamentos durante os últimos oito anos, começando a observar-lhe a pusilanimidade muito antes do espoletar da crise. Concordando, embora, em alguma medida, com a acusação de Bessa, considero-a inexplicavelmente extemporânea e implicitamente desculpabilizadora de outros grandes culpados, com particular destaque para os banqueiros. Bessa sempre dispôs de muitos palcos para se pronunciar. Alguém o ouviu em tempo oportuno contrariar a tese que citou de Constâncio? Se o fez, fê-lo de modo inaudível. 

Atribuir a Constâncio a responsabilidade primeira pela nossa desgraça sem citar nenhum dos outros participantes - a banca em geral - e considerar o papel dos políticos, com especial destaque para Sócrates, como de executantes de um desígnio errado, é manifestamente redutor de uma realidade mais complexa. Não fomos, sem somos todos culpados - a generalização é desculpabilizadora -, mas também não houve, nem há, o maior culpado -  a designação, ainda que encapotada, de um bode expiatório é igualmente subliminarmente desculpabilizadora de todos os outros.
--
Correl.- A cada qual, o principal responsável 

No comments: