Sunday, December 02, 2012

QUERIDO LÍDER

O Comité Central do PCP foi ontem eleito com 97% dos votos dos delegados ao XIX Congresso, e o senhor Jerónimo de Sousa será, -vd aqui - com o voto unânime do Comité Central, o senhor que continua secretário-geral por mais quatro anos. Em 38 anos de actividade política em regime democrático, os comunistas elegeram 2 secretários-gerais*. Vida longa ao querido líder!
 
O senhor Jerónimo de Sousa abriu o Congresso com a exigência de dissolução da AR e convocação de eleições antecipadas, e encerrou os trabalhos repetindo o discurso de abertura.
 
- O que é o PC faria se, por hipótese, remota embora, governasse este país?
 
A pergunta saiu-lhe a propósito já não sei de quê, mas era mais esperável que tivesse acontecido o contrário, que fosse eu a faze-la. Colocada por um ex-militante, ou só ex, ou ainda votante no partido, a pergunta vinha de quem, mais conhecedor dos meandros comunistas, teria mais informações e convicções para desenhar-me uma resposta. Mas respondi-lhe que, em coerência com o seu discurso, deveria voltar a nacionalizar "o grande capital", renegar a dívida pública e sair do euro, da União Europeia e da NATO.
 
- E acreditas que isso seria possível?
- Se acreditasse que o PCP um dia destes governaria Portugal, sim.
 
Acontece que, segundo entrevista concedida ao Expresso há uma semana atrás,  nem o seu secretário-geral sabe, porque o partido anda em demanda de um socialismo de que ele também não conhece os contornos e apenas sabe que será um socialismo diferente de qualquer outro experimentado no mundo até hoje.
 
O senhor Jerónimo de Sousa e os seus camaradas o que pretendem é eleições antecipadas. O resto não é com eles.
---
*No mesmo período, o PSD elegeu 18 líderes diferentes, o PS 7, o CDS/PP  6, o BE 2, sendo o actual bicéfalo. 

No comments: