Thursday, March 01, 2012

PORTUGAL AO NATURAL

Ontem recorremos aos serviços de informações fiscais instalados na João XXI. As alterações às leis fiscais são tantas que um cidadão às tantas não sabe se o que está nos códigos não está complementado em instruções que os funcionários vão anotando nas margens dos seus instrumentos de trabalho.
Não esperámos muito tempo, tínhamos oito utentes à frente, estavam quatro funcionários de serviço, ao fim de dez minutos chegou a nossa vez. As respostas às informações que pretendíamos foram claras, quatro ou cinco minutos chegaram para esclarecer as dúvidas com que entrámos. Portanto, nota francamente positiva para o serviço, e , particularmente para a simpática funcionária que nos atendeu.

Enquanto esperávamos entretemos-nos a olhar um plasma colocado ao fundo da sala que:
- indicava o número de contribuintes atendidos em todos os serviços de informações fiscais;
- o número de atendimentos por distrito;
- gráfico de rodela das percentagens de atendimento por distrito;
- tempos médios de espera por distrito (máximos em Lisboa e Porto, salvo erro), em gráfico de barras;
- diferenças entre tempos de espera em cada distrito relativamente à média observada no País, em gráfico de barras;
- calendário das obrigações fiscais em Fevereiro (estávamos a 29 de Fevereiro);

- publicidade do Turismo de Portugal, com belíssimas paisagens das costas, das montanhas, dos mares;
- várias receitas de culinária requintada (só imagens, sem som):  um dos vídeos, por exemplo, mostrava a arte de confeccionar e apresentar caudas de lagosta; 

E mais não vi porque, entretanto, chegou a minha vez.
Mas notei que nenhum dos outros utentes dedicava qualquer atenção aquilo que passava no plasma. Percebi perfeitamente a sua indiferença. Realmente, que utilidade podem ter para os utentes aquelas informações estatítiscas que não lhes servem para nada, aquelas receitas de culinária que eles nunca poderão confeccionar ou comer num restaurante de luxo? 

Abaixo do plasma,  à direita, a inevitável placa "Este Serviço de Informações Fiscais foi inaugurado no dia não sei quantos por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Doutor Edecetera e Tal"

Placa, já se sabe, nenhum político dispensa, desde presidente de junta de freguesia até ao mais alto magistrado da Nação, mesmo no alargamento de um beco ou de uma sala com cinquenta metros quadrados.
Quanto ao plasma, a vaga só não irá muito mais por diante porque, entretanto, se chegou à conclusão que estamos tesos.
----
Act - Tento, através do Portal das Finanças, encontrar um simulador que me calcule o IRS a pagar/ou a receber relativamente aos rendimentos em 2011. Não está disponível. Só em Abril. Até lá, ou se fazem as contas manualmente ou se recorre a um simulador particular procurando-o no Google, diz-me quem me atende através do 707 206 707.
Foi dada prioridade ao plasma.
Pasme-se!

1 comment:

Pinho Cardão said...

Caro Rui:
Pareces-me demasiado crítico quanto ao conteúdo das informações do plasma. Trata-se simplesmente de elevar o nível cultural das pessoas. Querias que apresentasse telenovelas? Francamente, Rui!