Monday, March 12, 2012

DIA DE TODOS OS DIAS MUNDIAIS

Hoje chegou pelo correio mais um envelope pacote da DECO. Costumo enviar estes e outros envelopes do género para o saco dos recicláveis sem os abrir. Até certa altura, o maior remetente destes pacotes de publicidade era o Reader´s Digest. Não sei se desistiram ou adormeceram mas deixaram de me enviar papel para eu mandar reciclar sem abrir a remessa.

Eu não tenho uma ideia precisa do que é a DECO. Sei que faz uns estudos que divulga nas suas revistas e, acredito, promove a defesa dos direitos dos consumidores. Em resumo: Nada me move contra a DECO, bem pelo contrário.

Acontece que a DECO, como disse, hoje me enviou mais papeis. Desta vez, a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, oferecendo numa etiqueta dourada uma oferta especial. E, logo, no sobrescrito, esta mensagem : A DECO PROTESTE convida-o a festejar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor aproveitando uma oferta excepcional.

Dentro do envelope, outro envelope com um aviso IMPORTANTE : Introduza os seus 3 cheques-oferta neste envelope e envie-o sem demora para beneficiar de todas as vantagens que lhe estão reservadas. Não se esqueça de colar a etiqueta dourada "Sorte" no seu cheque-oferta nº.2.
E mais 10 papéis, coloridos, a oferecerem-me uma oportunidade única que enviei para o sítio do costume.

A DECO pode ser uma organização com os propósitos mais respeitáveis. Mas tantas ofertas em tanto papel impresso não se coadunam, parece-me, com intenções de defesa dos meus direitos enquanto consumidor. Bem pelo contrário: Procura promover-se, e arranjar-se, através dos meios geralmente utilizados pelos promotores do hiperconsumismo.

A propósito, recordo-me que os maiores consumidores de papel usados em mailing nos EUA são as organizações  ambientalistas que, além do mais, atacam (em muitos casos sem razão alguma) o excessivo abate de árvores destinadas à produção de papel.

---
Há dias foi celebrado o "Dia Internacional da Mulher". No dia 15 será o "Dia Mundial do Consumidor".
Quantos "Dias Mundiais" (e nacionais) há?
Segundo esta lista há muitos e para todos os efeitos. A concorrência com o calendário litúrgico é evidente.

Ainda não há muito tempo, cada dia do calendário estava destinado a um santo. Alguns ainda vão subsistindo no lugar mas é muito evidente que estão a perder posições para os "Dias Mundiais de Tudo e Mais Alguma Coisa". Até ao dia em que, por falta de dias, seja celebrado o "Dia dos Dias Mundiais".
Que, espera-se, não seja marcado para o primeiro dia de Novembro.

No comments: