Friday, February 08, 2008

ANATOMIA DOS BURACOS

O Tribunal de Contas, já o temos aqui referido, só é Tribunal de nome. Emite sentenças sem incriminar culpados. Os seus relatórios de auditoria só nos dão a dimensão dos buracos auditados, e onde nunca são apanhadas as toupeiras. São portanto exercícios em que se aplicam dedicada e competentemente muitos técnicos para amolar a nossa paciência colectiva. Perante tantos desaforos impunes, que pode o cidadão comum fazer ao ouvir tanto tiro repetido de pólvora seca? Habitua-se. Como se habitua a todos os ruídos constantes. E o pseudo Tribunal continua, mansamente, a sua missão, que deve supor patriótica.
.
Hoje, logo de manhã, pela Antena 1, ficámos a saber que a reconstrução do túnel do Rossio, com inauguração da reabertura ainda este mês, quando estava programado que reabrisse em Agosto de 2006, custará mais cerca de 20% que o inicialmente previsto, encontrando-se este valor ainda sujeito a rectificação (gorda) se o Tribunal der provimento ao pedido de indemnização formulado pelo empreiteiro despedido a meio da obra (Teixeira Duarte). Dito isto, o pseudo Tribunal passa à frente, e informa que vai agora avaliar o buraco do túnel da Praça do Comércio e depois avança para, já me esqueci do local do próximo buraco.
.
É buraco a mais, é impossível identificá-los todos de memória. Para melhor orientação dos cidadãos, o TC bem podia publicar um mapa com a localização dos ditos. Se ainda sobrar terreno não esburacado.

No comments: