Friday, March 30, 2007

BOMBA RACIAL

Os noticiários desta manhã davam conta que um cartaz xenófobo colocado no Marquês de Pombal foi considerado pelo PGR como não ilícito e, portanto, não legalmente susceptível de ser mandado retirar.
.
É grave. Que uns quantos milhares de portugueses tenham demonstrado recentemente num concurso televiso sofrerem de equimoses mentais ou excederem os limites toleráveis do cretinismo (de outro modo apreciariam viver em liberdade), percebe-se. Percebe-se porque, por um lado, o número de licitantes e o modo de licitação, retiram ao resultado do concurso qualquer significado estatístico relevante; por outro lado, sabe-se que existe sempre em qualquer sociedade um certo número de indivíduos padecendo de limitações graves de alma ou de meninges. Estaríamos bem colocados se o número daqueles que habitam a terra que habitamos não excedesse os cerca de 1,2% que licitaram contra a liberdade no extravagante concurso para as sopas da Dona Elisa. Que lhe façam proveito. Por mim só lamento que algum do dinheiro dos impostos que pago tenha sido canalizado para subsidiar as sopas da senhora. Curiosamente, suponho que ninguém se referiu a este aspecto.
.
É no rescaldo desta tragicomédia que aparece plantado no Marquês um "out door" de um partido racista. Ouvido o PGR, disse que o cartaz não é ilícito e a matéria nele contida não é crime.
.
É muito grave.
.
O problema maior que pode colocar-se na construção da Europa é que ela embata num mostrengo racial que a estilhace. Esse mostrengo está sempre latente à espera do ambiente conveniente para lançar as mandíbulas.
.
Se ao passar pelo Marquês, os portugueses olharem sem verem, ou encolherem os ombros, estarão inconscientemente a contribuir para o desenvolvimento do monstro. Quando derem por ela, será tarde.

No comments: