Wednesday, March 28, 2007

OS ARTISTAS DA FUGA

Lamentavelmente, em Portugal, algumas universidades privadas não só têm dado provas da maior falta de probidade e honestidade na prosecução dos objectivos para que foram licenciadas como deram testemunho os seus próprios dirigentes de terem acobertado casos criminosos que levaram alguns deles aos tribunais e às cadeias.
.
Eu não sei onde professa um colunista que no Diário Económico tem espaço para desenrolar as suas opiniões de ilegalidade liberal, através de um contorcionismo que não só mete as mãos pelos pés como publicamente exorta à fuga ao fisco como um meio legítimo de acabar com a solidariedade social que, no entender dele, é um atraso civilizacional. Não sei onde dá lições este propagandista do crime mas, se não é na universidade Independente, deve ter estreitos contactos com Rui Verde & Cª.
.
Defende o "professor Moreira" os paraísos fiscais como forma de nos curarmos da tributação excessiva que se encaminha para a solidariedade social. Ele poderia, legitimamente, ter contestado o sistema que temos, os seus custos excessivos, o excesso do seu perímetro, a sua existência até. Mas não: Escolheu o aplauso da fuga.
.
Ironicamente, ou talvez não, cheguei até ao discurso deste professor (de quê?) através da A Arte da Fuga.
.
Comentei:
.
Não é a primeira vez, e seguramente não será a última, que se ouve ou se lê a defesa de práticas ilegais como contraponto a posições legais com as quais discordam.
.
Quem discorda da intervenção do Estado em áreas de solidariedade social, e preconiza que a fuga aos impostos, ao reduzir as possibilidades do Estado reduz-lhe as possibilidades daquela intervenção, aplaude a fuga fiscal ainda que ela seja ilegal a todos os títulos. Porventura em nome dos direitos das minorias. E, no mesmo sentido, vê nos "paraísos fiscais" um recomendável instrumento de fuga.
.
Acontece que os "paraísos fiscais", não só dão guarida a movimentos ilegais de capitais por razões fiscais, como são o meio preferido de todos os traficantes do mundo mais sinistro: droga,armas, prostituição, de órgãos humanos, etc.
.
E é assim que um articulista que se diz professor universitário (será da Independente?) dá a cambalhota total: para ele a solidariedade social é um fracasso da civilização, e os "paraísos fiscais", com todas as monstruosidades que as mentes mais perversas são capazes de prosseguir, são um sintoma de avanço civilizacional.
.
E o Arte da Fuga, pelos vistos, também acha.

No comments: