Saturday, March 24, 2007

CAMPEONATO EUROPEU

A União Europeia está a celebrar o seu 50º. aniversário mas nem toda a gente lhe canta os parabénsavocê da mesma maneira. Eurocépticos, sempre houve e continuará a haver, para eles a Europa é um continente velho demais para se meter em aventuras: quanto menos mexer menos riscos corre de perder o equilíbrio. Os europeístas, por outro lado, nem sempre cantam afinados: para uns, o combóio já chegou à estação de destino, para outros acabou agora de sair da estação de partida.
.
A construção europeia é um desafio complicado. Desde o momento em que o seu acto primordial foi assinado em Roma até à proposta recente de uma Constituição Europeia, a evolução tinha sido no sentido da aceleração da integração económica para a integração política. A rejeição da França e da Holanda veio travar o movimento que o combóio tinha adquirido até aí, mas não houve descarrilamento. Em todo o caso, pode o combóio mover-se agora de forma mais lenta mas não pode parar nem voltar ao ponto de partida. Tendo como objectivo essencial a paz europeia, a União, se fracassasse, abriria fissuras por onde se escapariam os ovos da serpente.
.
Para Portugal, a integração europeia se teve algum senão foi ter chegado tarde. Após a aventura quinhentista, Portugal perdeu ou desperdiçou todas as oportunidades para se confrontar na Europa. Voltados para o nosso umbigo, orgulhosamente sós, não fomos desafiados para a modernidade que varreu a Europa do antigo regime. Sem desafios externos, amolecemos os músculos e as meninges. O atraso de que tanto nos lamentamos vem dessa insuficiência de exercício e de excesso de sesta. A entrada no campeonato europeu se nos acarreta alguns dissabores é, no entanto, fundamental para aprendermos a jogar com os melhores.
.
A entrada no Euro, um exercício provavelmente demasiado pesado para as nossas articulações debilitadas, colocou-nos a fasquia um pouco alta mas não demasiado: de qualquer modo a adesão à Europa vincular-nos-ia a uma disciplina monetária restrita, independentemente da nossa entrada ou não no Euro.
.
Evidentemente que um campeonato tão exigente requer alguma dolorosa preparação física. Felizmente, não temos alternativas.

No comments: