Sunday, July 04, 2010

BLACK MAIL

Confrontados com o maior desastre ecológico de sempre, em consequência da, até agora, incontida  fuga  de  crude no Golfo México, os norte-americanos, ao mesmo tempo que as autoridades federais consideram a imposição de uma taxa sobre o petróleo extraído que pague os custos da limpeza da poluição produzida, são informados que a indústria do petróleo nos EUA paga uma impostos a uma taxa efectiva de 9% (a taxa sobre os lucros das actividades económicas em geral é de 25%), e ainda foge aos impostos deslocalizando-se para paraísos fiscais.

Mesmo assim, reagem contra a possibilidade de uma taxa poluidor/pagador e ameaçam com reduções de emprego, preços mais elevados da gasolina, e uma maior dependência do crude importado.

Veremos como reagem os norte-americanos a estas e outras situações idênticas nas próximas eleições para o Senado e Congresso. Tanto ou mais do que a eleição do presidente são as eleições dos representantes do povo no Capitólio que contam para a alteração, ou não, destes abusos.

Obama, ou qualquer outro presidente, pode pouco contra a infiltração dos interesses dos lobies nos congressistas e senadores eleitos.
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When the Deepwater Horizon drilling platform set off the worst oil spill at sea in American history, it was flying the flag of the Marshall Islands. Registering there allowed the rig’s owner to significantly reduce its American taxes. The owner, Transocean, moved its corporate headquarters from Houston to the Cayman Islands in 1999 and then to Switzerland in 2008, maneuvers that also helped it avoid taxes.
At the same time, BP was reaping sizable tax benefits from leasing the rig. According to a letter sent in June to the Senate Finance Committee, the company used a tax break for the oil industry to write off 70 percent of the rent for Deepwater Horizon — a deduction of more than $225,000 a day since the lease began.
With federal officials now considering a new tax on petroleum production to pay for the cleanup, the industry is fighting the measure, warning that it will lead to job losses and higher gasoline prices, as well as an increased dependence on foreign oil.
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