Saturday, July 10, 2010

PURAS MEXERIQUICES

O Expresso de hoje divulga que "Sócrates quis acordo de Governo com Portas, num jantar em casa de Basílio Horta, em Fevereiro... Sócrates queria uma coisa mais sólida que um axordo parlamentar. Ele tinha vontade fazer um acordo de Governo com Portas ... até tinha um lugar previsto para o líder centrista. Luís Amado, cuja vontade para sair do Governo era conhecida, estaria disponível para deixar o lugar nos Negócios Estrangeiros para Portas... Portas não se mostrou interessado" .

Segundo o Correio da Manhã, também de hoje, "O gabinete do primeiro-ministro desmentiu este sábado de manhã que José Sócrates tenha convidado Paulo Portas."É tudo pura mexeriquice. O primeiro ministro informa que nunca convidou o Dr. Paulo Portas para qualquer cargo no Governo, nomeadamente para ministro dos Negócios Estrangeiros", sustentou o gabinete do líder do executivo, numa posição oficial transmitida à agência Lusa.

Na mesma página do Expresso que deu lugar à pura mexeriquice, lê-se que "Governo de coligação ganha adeptos".
Depois de Proença de Carvalho e Freitas do Amaral (vd aqui), também Vera Jardim (e Jorge Sampaio) se veio juntar ao coro, ontem, em entrevista à Antena Um, onde se afirmou "convencido de que Sócrates está disponível para um acordo de incidência parlamentar escrito entre PS, PSD, CDS, e que vá pelo menos até aoOrçamento de 2011".

Será também, mais uma, pura mexeriquice? Se está, por que não declara?

Que esforço está por trás destas transpirações de gente que, de uma forma forma ou outra, está ligada ao PM? Só puras mexeriquices ou um intuito de fazer passar subliminarmente uma abertura para um pacto de regime que não se vislumbra como possa traduzir-se apenas num acordo de incidência parlamentar? Que acordo poderia suportar um Governo que passaria a dispor de apoio de partidos que não interfeririam no executivo?*

Os advogados, já se sabe, são peritos em soluções hábeis. Que até podem ser puras mexeriquices.
-----
*Este é um dos temos que há mais tempo abordo neste caderno. Por exemplo, aqui.

No comments: