Friday, March 19, 2010

NO REINO DA RESPONSABILIDADE

” Um primeiro-ministro, durante o seu mandato, nomeia milhares de pessoas. É evidente que há uns que beneficiam grupos económicos, outros são apanhados a comer a secretária, há quem viole, quem roube no supermercado, etc.. Tudo isto é normal. A sociedade é isto mesmo.” (aqui)
.
No reino da responsabilidade, não. Na república das bananas, talvez.
.
O PM não pode ser responsabilizado pelas acções menos sérias das pessoas que nomeia? Publicou o Público* uma notícia sem razão plausível movido unicamente pela intenção de perseguir o PM? O PM não é responsável por aquilo que o jornal relata, logo a notícia é abusiva?
.
O PM não é obrigado a nomear tanta gente. Pode dar indicações aos Ministérios (às Direcções-Gerais, aos Serviços) para abrirem concursos e procederem a admissões segundo critérios de adequação dos perfis dos candidatos às exigências das funções. Mas não o faz em muitos casos. Porque as nomeações são feitas por razões de confiança política.
.
Assim sendo, quando a confiança de quem nomeia é comprovadamente atraiçoada pelo nomeado, quem nomeia não pode escusar-se a assumir a responsabilidade política de ter nomeado quem atraiçoou a confiança política que sustentou a nomeação.
.
Publicou o Público* uma injúria ou noticiou uma verdade? Não sei. Se se trata de injúria deveria ser severamente punido. Se não, prestou um serviço ao País ao denunciar uma situação condenável.
---

No comments: