Tuesday, March 09, 2010

À ESPERA DA ALEMANHA - 2

.
A ideia é esta: A Alemanha é a grande ganhadora da integração europeia e da adopção da moeda única. Se para a reconstrução da Alemanha no pós-Guerra foi decisiva a ajuda norte-americana com o Plano Marshall, a recuperação das economias da UE em dificuldade só pode ser atingida com a ajuda da grande ganhadora, a Alemanha, sobre quem pesam, segundo aquela perspectiva, obrigações morais para além dos interesses materiais decorrentes da União e da moeda única.
.
Há neste raciocínio, creio eu, um paralelismo enviesado: Para a reconstrução da Alemanha foram suficientes as ajudas dos norte-americanos porque, apesar da enorme destruição de humana durante a guerra, sobreviveram muitas competências e, sobretudo, muita vontade de um povo para se reerguer.
.
No caso da Grécia, e de todos os outros países com diferentes graus de dificuldade, a ajuda financeira poderá resolver um problema conjuntural mas não resolverá os constrangimentos de crescimento económico, porque estes não dependem fundamentalmente dos recursos financeiros injectados.
.
Esses constrangimentos não os podem remover a Alemanha mas os povos que os criaram e os alimentam.

No comments: