Thursday, August 28, 2008

TORMENTOS DA CABRA-CEGA

Tribunais vão ter caixas Multibanco encastradas nos edifícios

28.08.2008 - 14h02 Lusa

O Ministério da Justiça vai pedir a substituição das máquinas Multibanco amovíveis que estão instaladas em tribunais por "caixas encastradas na estrutura dos edifícios", anunciou hoje a tutela em comunicado.A medida, que será concretizada em articulação com entidades bancárias e proprietárias dos equipamentos, é anunciada depois de uma máquina ter sido roubada hoje de madrugada do Tribunal de Cascais, quando o segurança de serviço, pertencente a uma empresa privada, tinha já terminado o seu turno, às 24h00.
.
À Justiça portuguesa acontece de tudo o que a ridiculariza. Agora o descaramento dos larápios leva-os a entrar nas suas instalações e, calmamente, retirar a máquina de multibanco. Segundo testemunho de uma oficial de justiça do tribunal de Cascais ouvida esta manhã pela Antena 1, o sistema de alarme estava desligado e o sistema de vídeo vigilância desactivado há muito por falta de manutenção. Lendo a notícia da Lusa publicada no Público online, ficamos a saber que a segurança do edifício está entregue a uma empresa privada que acaba o serviço à meia noite.
.
Tudo isto é ridículo: primeiro porque as caixas multibanco podem encastrar-se mas o arquivo dos processos não pode escapar ao roubo se esse for o objectivo dos assaltantes. Ora a guarda dos processos deve ser para a justiça mais preocupante que a segurança da caixa ATM; segundo, porque não faz sentido nenhum que uma empresa privada que assegura a segurança termine a sua tarefa à meia noite. Porquê à meia noite? Porque o orçamento não dá para mais? É do conhecimento público que a polícia em Portugal tem ao seu serviço um número de guardas por cem habitantes que é dos mais elevados da Europa. Que faz essa gente toda para não sobrarem umas centenas que possam vigiar os tribunais?; terceiro, porque a empresa de segurança privada deveria, mas pelos vistos não o fez, activar o alarme quando terminou o serviço. A quem anda o Estado português a pagar segurança privada para consentir descuidos destes?
.
Vai haver inquérito, certamente. E, certamente, como habitulmente não saberemos quem foram os culpados.
.
De qualquer modo, agradeça-se aos bandidos a possibilidade de sabermos a que ponto chegou a incompetência de quem tem obrigação de assegurar a justiça e a segurança interna.

2 comments:

Luciano Machado said...

Obrigado pelas dicas

António said...

Amarar as máquinas com arames, uns pregos e uns parafusos também deve dar.
Enterrar a cabeça na areia, também.