Tuesday, August 19, 2008

A QUADRATURA DO BLOCO

.
Fácil. Se o crescimento do emprego se fizer à custa do decréscimo da produtividade.
.
Lamentavelmente essa foi a ratoeira em que caiu a economia portuguesa de há uns anos a esta parte. Claro que isso não é possível no sector dos transaccionáveis porque aí a produtividade é decisiva. Ora se alguma coisa tem corrido bem tem sido o crescimento da exportações.
.
Não me parece que acerca deste assunto se possa ser tão assertivo analisando apenas alguns indicadores macro.O que me parece mais importante é reconhecer que as correcções estruturais necessárias para carrilar a economia passam por um aperto que ou é dado pelo lado dos salários ou pelo do desemprego.
.
Também não me parece, meu caro, que se possa considerar que é má a situação quando o pior ainda está, muito provavelmente, para vir.
.
Se nas próximas legislativas o PS tiver a maioria relativa (ou o PSD) teremos um bico de obra se não se entenderem acerca daquilo que importa realizar com o acordo de ambos.
.
Se duvidas, pergunta ao PR.

1 comment:

António said...

E o PR responderá depois de consultar o Professor Karamba:"as correcções estruturais necessárias para carrilar a economia passam por um aperto que É dado pelo lado dos salários E pelo do desemprego." Ou seja, aperta-se os dois, principalmente ambos.