Friday, June 13, 2008

PESSOA


Triplo retrato de Pessoa - Júlio Pomar
.
Fernando Pessoa nasceu há 120 anos.
.
"Quanto mais avançamos na vida, mais nos convencemos de duas verdades que todavia se contradizem. A primeira é de que, perante a realidade da vida, soam pálidas todas as ficções da literatura e da arte. Dão, é certo, um prazer mais nobre que os da vida: porém são como os sonhos, em que sentimos sentimentos que na vida não se sentem, se conjugam formas que na vida não se encontram; são contudo sonhos, de que se acorda, que não constituem memórias nem saudades, com que vivamos depois uma segunda vida.
A segunda é de que, sendo desejo de toda a alma nobre percorrer a vida por inteiro, ter experiencia de todas as coisas, de todos os lugares e de todos os sentimentos vividos, e sendo isto impossível, a vida só subjectivamente pode ser vivida por inteiro, só negada pode ser vivida na sua substância total.
....
Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol, e quando não há sol o calor, onde quer que esteja. Feliz quem abdica da sua personalidade pela imaginação, e se deleita na contemplação das vidas alheias, vivendo, não todas as impressões mas o espectáculo externo de todas as impressões.
...
Não posso ser nada nem tudo: sou a ponte de passagem entre o que não tenho e o que não quero."
.
Bernardo Soares - Livro do Desassossego

No comments: