Tuesday, October 28, 2014

BIG BANG NO VATICANO

“Quando lemos sobre a criação na Biblia corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha de condão e capaz de fazer tudo. Mas isso não é verdade”, afirmou ontem o Papa Francisco na Academia Pontifícia das Ciências, admitindo que "as teorias científicas da evolução e do Big Bang estão correctas e que não são incompatíveis com a existência de Deus". O impacto destas palavras do Papa no seio da Igreja é incalculável mas é inevitável que com elas se derrubam muitas posições dogmáticas.
.
Recorde-se que, pela primeira vez na história da Igreja Católica, e provavelmente das de todos os credos religiosos, a comunidade científica é, por razões das exigências dos métodos em que se suporta, menos complacente na admissão da prova de uma teoria científica que uma comunidade religiosa. Por enquanto a Academia Real das Ciências da Suécia continua a aguardar essa prova necessária para atribuição do Premio Nobel* da Física à teoria que o Papa Francisco ontem já consagrou.
---
*"Cientistas do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (EUA) conseguiram detetar pela primeira vez ondas gravitacionais, o que constitui a primeira prova observacional da existência do Big Bang, o evento que deu origem ao Universo há quase 14 mil milhões de anos.

Os astrofísicos dizem que encontraram o sinal deixado pela expansão muito rápida do espaço logo a seguir ao Big Bang, fenómeno conhecido por inflação. Logo a seguir ao Big Bang significa uma fração de tempo de um bilionésimo de segundo (um segundo a dividir por um bilião).

"Detetar este sinal é hoje um dos mais importantes objetivos da cosmologia e há muita gente a trabalhar nesta área", afirma à BBC o investigador John Kovac, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, que lidera a equipa que fez a descoberta.

A BBC admite que, se esta descoberta for replicada por outras equipas de cientistas, estará garantido um Prémio Nobel para esta área de investigação".vd. aqui

No comments: