Wednesday, September 24, 2014

BANQUEIROS DE RAPINA*

"A Autoridade Tributária identificou 40 nomes como beneficiários de transferências bancárias no valor de milhões de euros do Banco Espírito Santo Angola, noticia esta terça-feira o Correio da Manhã, que acrescenta que dessa lista fazem parte o ex-presidente do banco Álvaro Sobrinho e o ex-presidente executivo da Escom Hélder Bataglia, assim como vários administradores do Grupo Espírito Santo e empregados do banco. - vd. aqui - ... De acordo com o jornal, as transferências eram realizadas para uma conta que o BESA detinha na agência do Santander Totta no Laranjeiro, em Almada, e depois reencaminhadas para os respectivos beneficiários."

Espera-se que, desta vez, aos banqueiros de rapina não seja dado nem tempo nem oportunidade para colocarem os roubos fora do alcance da Justiça. Se tal não acontecer, se os escroques escaparem ricos e impunes, acontecerá a maior infâmia financeira possível: O roubo que derrubou o BESA e, por tabela, contribuiu em grande medida para o afundanço do BES, será pago integralmente (ainda que nos queiram fazer crer o contrário) pelos contribuintes de sempre.

Se entretanto tudo não desembocar numa estrondosa bancarrota do país provocada pelo esgotamento da capacidade de contribuir dos tansos fiscais** do costume.

---
*Recordação de "Banqueros de Rapiña - Crónica secreta de Mário Conde", de  Ernesto Ekaizer, Maio de 1994, um processo em que os portugueses envolvidos e coniventes passaram incólumes e aplaudidos.
** Em itálico por homenagem ao autor do epíteto, Leonardo Ferraz de Carvalho
---
Correl.-

Infograma de "Os Donos Angolanos de Portugal"
c/p aqui

1 comment:

Unknown said...

Mais um excelente post.Ainda bem que não gosta de encher chouriços, como alguns blogs, em que o unico divertimento é ler os comentarios hiper....