Thursday, February 13, 2014

CRAVOS EM FALSO

A ideia parece ter partido do líder da JSD e a Presidente da AR agarrou-a, propondo suscitar uma acção de mecenato para pagar comemorações do 25 de Abril. A proposta gerou mal-estar entre os deputados, que consideram a iniciativa ser incompatível com um órgão de soberania. O patrocínio visava a ornamentação de chaimites com cravos criados por Joana Vasconcelos. (vd. aqui), mas  (vd. aqui) Assunção Esteves, que continua a defender a ideia, abandonou a proposta por ter percebido que não reunia consenso nos outros partidos.

Percebe-se a reacção dos deputados, não porque a ideia seja inusitada - a consagração pública do 25 de Abril no seu 40º. aniversário, independentemente do modo como ela se possa realizar -, mas porque deveria partir da mobilização cívica da sociedade portuguesa.

Se Joana Vasconcelos foi capaz de tornar um cacilheiro obra de arte e apresentá-lo na Bienal de Veneza (vd. aqui) parece ser bem menor o esforço requerido para criar os cravos com que a artista se propõe ornamentar os tanques de Santarém. A menos que não haja mecenas suficentemente entusiasmados com ideia e na sociedade civil em geral o entusiasmo não supere a falta de entusiasmo dos mecenas. 

De qualquer modo perspectiva-se mais um inconseguimento da senhora presidente da AR, salvo se Joana Vasconcelos se encher de brios e oferecer, só ela e sem mais jardineiros, um exuberante ramo dos seus cravos no próximo dia 25 de Abril. 
---
Act. - Já depois de ter colocado este apontamento, vejo uma notícia na televisão dando uma versão que eu nunca imaginaria: a de na AR serem colocados uns cartazes publicitários dos eventuais mecenas. E fiquei sem perceber se tal absurdo pairou na cabeça de Assunção Esteves ou foi apenas imaginação delirante do realizador da peça televisiva. 

No comments: