Thursday, February 06, 2014

O CASO DO PAQUITO QUE QUERIA AQUELA CHICA

O Museu da Prostituição abre hoje ao público, na Amsterdam´s Red Light district. Vd. aqui ou aqui.


Quem conheça Amsterdam sabe que o Red Light district é o bairro mais famoso da cidade. E, de longe, o mais visitado pelos turistas. Os holandeses, caracterizadamente liberais nos negócios e nos costumes, não só toleram como apoiam a actividade que deu fama e proveito ao centro histórico da cidade capital do país.
Há uns anos atrás, por razões profissionais, ia ou passava por Amsterdam com alguma regularidade. Um dia, ao entardecer, depois de uma reunião e antes da hora de jantar, fomos até ao RL. O número de turistas mirones aquela hora ainda era relativamente escasso mas destacava-se à nossa frente um grupo de espanhois acompanhados de mulheres e filhos de todas as idades, pela expansividade sonora que caracteriza os nossos vizinhos, que já foram mais católicos e tementes às regras da santa madre igreja. 

A páginas tantas, a animação do colectivo deu lugar a um súbito estremecimento e a uma debandada à volta.
Faltava um garoto do grupo, o Paquito.  Paco! Paco! Paquito! Paquito!, ouviu-se durante uns longuíssimos segundos dirigidos em todas as direcções. 

O Paquito, um rapaz de cinco anos ou seis, estava de nariz encostado à vitrina de uma montra, logo ao dobrar da esquina, seduzido pelo sorriso discreto da senhora sentada lá dentro. Arrastou-o o pai para o grupo, aliviado do susto, a contrariar a birra do rapaz que queria à viva força que levassem com eles aquela chica.

No comments: