Thursday, February 20, 2014

ÁGUA DA TORNEIRA: MAIS SAÚDE E ALGIBEIRA

Isabel PS comentou aqui o meu apontamento de anteontem - Meter Água - e colocou o endereço deste interessante youtube sobre o assunto:




Obrigado, Isabel.

Outro comentador Anonymous afirma "Em Businessinsider.com, pode ler-se : os USA beberam em 2009 mais água engarrafada do que leite e cerveja. O consumo per capita ultrapassou os 32 galões."
Não consegui localizar essa informação mas confirma-se aqui que o consumo de água engarrafada nos EUA (107 litros per capita em 2010) foi inferior ao observado na Bélgica (148), Alemanha (134), França (132), Espanha (124) Hungria (111), Suiça (108) mas superior ao observado na Republica Checa (92), Áustria (91) e em Portugal em (85, em 2007).  

O valor de 32 galões (cerca de 121 litros) de consumo per capita nos EUA referido por Anonymous é cerca de 20% superior ao da fonte que citei. O que parece estranho porque uma das fontes (Canadean) é citada nos dois quadros. Existem também discrepâncias significativas quanto aos consumos per capita noutros países. Quanto a Portugal os valores distanciam-se de 85 litros (em 2007) para 115 litros (em 2010). Quais são os valores correctos, não sei. O que sei é que o PIB per capita em Portugal medido em termos de paridade de poder de compra é cerca de 46% - vd. aqui- do observado nos EUA. Como a água engarrafada não é um produto de primeira necessidade, o consumo per capita de água engarrafada em Portugal será, por quem se pode dar ao luxo de a consumir, cerca do dobro da consumida nos EUA para idênticos estratos da população num caso e noutro. 

Mas terei de reconhecer que a minha observação do meio que conheço me deu uma ideia errada do que bebem os norte-americanos. Não imaginava que bebessem mais água engarrafada que leite e cerveja. 
Os EUA são, para além de uma grande nação, uma nação muito grande, e qualquer conclusão retirada de uma amostra baseada na observação pessoal de uma pequena parte arrisca-se a ser errada.

Em conclusão: Até os Ianques bebem água engarrafada a mais.

5 comments:

Anonymous said...

Ainda ontem vi passar com um garrafão na mão uma vizinha que, tanto quanto me é dado ver, vive em condições classificadas de "privação material" ou mesmo de "privação material severa" e torci-me toda cá por dentro.
E há ainda outra "manufactured demand" neste domínio que roça (ou ultrapassa) os limites da publicidade enganosa: os filtros que se vendem, por uns "míseros" 500 euros, para filtrar a água da rede, com base numas análises em que aparecem uns números elevadíssimos de coisas que não fazem mal nenhum mas que sugerem que a água da torneira faz mal à saúde. São vendas porta a porta e, infelizmente, penso que não são ilegais.
Esta história da água é uma das minhas "bêtes noires"...
IsabelPS

Ajacf said...

Como é que se pode beber água da torneira se existem canalizações feitas com tubagens de lusalite, material que utilizava no passado amianto?
Na zona onde resido, uma parte das tubagens são em amianto e nada é feito para alterar esta situação.

Rui Fonseca said...

Obrigado pelo comentário, Ajacf.

A questão é em certa medida pertinente tanto mais que há canalizações em muito mau estado de conservação, que determina perdas enormes de água durante o transporte.

Mas, segundo me informa quem tem obrigação de saber destas coisas, a perigosidade da eventual presença de amianto na água canalizada, se alguma existe, é negligenciável.

Daí haver tanta preocupação com os edifícios e pouco ou quase nada se falar das canalizações contruidas com amianto incorporado.

Se houvesse real perigo, certamente que o assunto não seria quase ignorado.
A água e o ar são dos dois elementos mais presentes na vida humana. Se considerarmos que, em média, um indivíduo consome cerca de 100 litros de água por dia, na cozinha, nos banhos, nas lavagens de roupa e de louça, e que um bebedor de água engarrafada não bebe em média mais que 1/3 litro por dia (tudo em valores médios) a água engarrafada não reprsenta mais que 0,3% do consumo de água canalizada por aqueles que bebem água engarrafada.

Isto é, salvo os casos daqueles que têm abastecimento próprio de qualidade garantida, por disporem de furo de água -e são uma percentagem mínoima - todos os outros, estarão irremediavlemente em contacto com o amianto se ele existir na água canalizada.

Volta sempre.

Anonymous said...

Penso que o problema do amianto é só nos pulmões. Pelo menos nunca vi menção de mais nada.
IsabelPS

Rui Fonseca said...

Também foi o que me disse quem tem obrigação de saber destas coisas.