Friday, July 05, 2013

ARRUADA

O Bloco de Esquerda montou hoje uma arruada com o objectivo de motivar os lisboetas a comparecerem amanhã em frente do Palácio de Belém e exigirem do PR a convocação legislativas antecipadas. O meio líder João Semedo* passou há momentos pelo televisor à frente dos bloquistas arruadores e, a um entrevistador, afirmou que este Governo, de onde em cada dia se demite um ministro... . Ter-se-á demitido hoje algum?
 
Segundos os noticiários, só amanhã, ao fim do dia, se saberá que acordo Passos Coelho terá apresentado hoje ao PR. E só no princípio da próxima semana, na melhor das hipóteses, o PR informará o país de aceita a continuidade da coligação PSD/CDS recauchutada ou demite o PM, dissolve a AR e convoca eleições antecipadas.
 
De qualquer modo, alguém terá de sair porque não é crível que Portas volte atrás e tudo fique na mesma. Muito provavelmente, pelo menos Álvaro Santos Pereira terá de ceder a cadeira a Portas ou a Pires de Lima.
 
Como é que o CDS vai sobraçar a pasta da Economia, onde a intervenção possível do Governo é, num sistema de economia de mercado, sempre remota, é a expectativa maior acerca desta ambição do CDS que Pires de Lima há muito tempo vem anunciando. Quando, recentemente, se incumbiu de apresentar um programa de reestruturação do Estado, Portas apresentou-se na reunião de Alcobaça sem programa nenhum. Alguns dias depois, demitiu-se.
 
Se agora for incumbido da Economia, Portas (ou Pires de  Lima) incumbe-se de uma área onde os resultados imediatos, nas actuais circunstâncias,  dificilmente irão além do sofrível, o que, considerando-lhe a propensão para saltar do barco quando os balanços enjoam, é muito provável que o acordo de hoje, que será conhecido amanhã, esteja roto mais mês menos mês.
---
À pergunta "vai o BE participar numa coligação de esquerda", Semedo respondeu que, neste momento, o mais importante é derrubar este governo.
O costume.

 

No comments: