Sunday, July 01, 2012

A SEPARAÇÃO DAS ÁGUAS

Cameron reabre a discussão sobre a continuidade do UK na União Europeia, é a notícia do dia nos principais diários britânicos de hoje. Em Espanha, obviamente, a manchete é dedicada à final do Euro 2012, mas não se errará se prevermos que o circunstancial não sobreviverá aos próximos dias enquanto a hipótese da saída do UK da UE promete lançar um debate que extravasará largamente as Ilhas Britànicas, e obrigará os outros membros da UE a considerar as consequências desta eventual saída nas políticas de maior integração económica e financeira, em perspectiva.  

O Reino Unido nunca foi um membro entusiasta de uma maior integração europeia. Excluindo-se do euro para não abdicar da sua autonomia monetária, exclui-se desde há muito tempo de participar nas soluções dos problemas que uma caminhada tão complicada como a que foi encetada na Europa há sessenta anos sempre  colocou e que a crise actual agudizou. Dito de outro modo, os britânicos nunca foram, na generalidade, europeístas por convicção mas por exclusiva defesa dos seus interesses próprios. Ninguém os pode condenar por isso. 

Chegou a altura de pegarem ou largarem a União. Cameron sabe que quanto mais tarde clarificar a posição britânica submetendo-a a referendum maiores serão as dificuldades britânicas de condicionar o futuro da UE, que, apesar dos remoques com  que a brinda, apresenta vantagens não despiciendas. Quando há dias Cameron pretendeu ensinar Merkel o caminho a seguir recebeu desta a resposta óbvia e teve de meter a viola no saco. Nesse dia deve ter percebido, definitivamente, que nas circunstâncias actuais a posição de pendura é, a médio prazo insustentável.

Evidentemente, o Reino Unido fará falta à UE mas não será menos verdade que a UE fará mais falta ao Reino Unido se os britânicos decidirem maioritariamente abandonar o barco. O que, em qualquer caso, não é sustentável é a continuação da UE governada sem legitimidade democrática nem a presença de alguns membros na União a qualquer preço.

No comments: