Friday, July 27, 2012

UM ELÉCTRICO QUE SE CHAMAVA DA PRAIA DAS MAÇÃS

Há quatro anos escrevi aqui: "O eléctrico entre Sintra e a Praia das Maçãs era, há cinquenta anos uma pequena maravilha que funcionava..."

Deixou de funcionar.
Até que há uns dez anos a Câmara decidiu renovar tudo, incluindo uma vivenda que se encontrava abandonada junto ao início do percurso em Sintra. Gastaram-nos uns largos milhares, se não milhões, mas por razões técnicas as condições de segurança não permitiam que o eléctrico fosse além de um terço do percurso. Isto é, aquilo que a engenharia de há cinquenta anos tinha feito com uma perna às costas, a de hoje não sabe que volta dar-lhe.
 
Continua tudo na mesma E o romântico éléctrico da Praia das Maçãs continua inibido de ir à praia, à espera sabe-se lá de quê.
 
Há dias perguntei ao dono de um restaurante próximo da estação de chegada na Praia das Maçãs por que é que o eléctrico não funcionava.
- Roubaram os fios da linha. São de cobre, roubaram-nos. Agora o eléctrico não pode passar da Ribeira.
 
É uma explicação. Desculpam os ladrões de cobre a incompetência dos engenheiros.
Ainda bem que o TGV ficou nas cascas. Se tivesse nascido, não iria talvez além de Vila Franca.
---
Act . - Anedoticamente, a CP convida aqui a Uma viagem pela Linha de Sintra, prolongada pelo passeio a bordo do simpático eléctrico da Praia das Maçãs, forma privilegiada de gozar as paisagens do Parque Natural e de Sintra Património da Humanidade.

Mesmo que o ridículo estivesse sujeito a imposto a CP não teria dinheiro para o pagar. Também por este lado, a CP está à vontade, portanto.

Act. - Boas notícias: O centenário elétrico de Sintra, uma imagem da identidade da vila, vai voltar a circular a partir de 3 de Agosto, depois de a Câmara Municipal ter investido 150 mil euros na reposição de cabos e na requalificação da linha.

No comments: