Friday, December 25, 2009

CONTO DE NATAL

... que idade é que ela tem? sei lá, não sei, não, mas já é velha, mas menos velha que tu, muito menos, acho eu, ... 30, 40, talvez, ... talvez 30, ... e então ela disse, meninas e meninos, vocês vão de férias porque é Natal, mas vão levar um trabalhinho para casa, quando voltarem quero que tragam escrito, por vocês, um conto de Natal. Um conto de Natal é uma pequena história alusiva a esta época do ano, quer dizer que se passa durante a semana em que se celebra o nascimento do Menino Jesus, as famílias reunem-se à volta da mesa para jantar uma refeição especial, algumas vão à missa do galo, comem filhós ou rabanadas e outros doces, e trocam muitas prendas entre si como sinal de amizade entre elas. Quero, então, que escrevam uma pequena história que vocês têm de inventar, pensando no Natal, quem não conseguir inventar uma pede à mãe ou ao pai que lhes conte uma história que eles conheçam e vocês escrevem essa história por palavras vossas. E é tudo. Aí eu disse, baixinho para o lado, que não podia pedir a ninguém, disse baixinho mas ela deve ter ouvido e perguntou-me, porquê? e eu disse que nem o meu pai nem a minha mãe viviam aqui cá em casa, e os outros começaram a rir-se, eu fiquei chateado, a professora irritou-se com eles, mandou toda a gente calar-se, e perguntou-me, vives sozinho?, e eu disse, vivo com a minha avó, e ela disse, então pergunta à tua avó, porque ela, por ser mais velha, ainda sabe mais histórias. Depois ela perguntou, que idade tem a tua avó? Não sei, disse eu, e ela disse que não acreditava, e eu disse que só sabia que tu eras mais velha do que ela, mas eu acho que ela não gostou da resposta porque virou costas, foi buscar um papel e começou a tomar apontamentos. Perguntou-me onde é que eu morava, o que é tu fazias, eu disse que tu não fazias nada mas depois arrependi-me e disse que tu fazias muitas coisas ... não sei, não sei se ela é solteira nem se tem filhos ou não, ela não era lá da escola, veio há pouco tempo para lá porque a outra parece que ficou de baixa para ter um filho, foi o que ouvi dizer. Agora estou chateado porque estou de férias e não vou à escola brincar, tenho de ficar aqui contigo todo o dia, os meus amigos não aparecem, foram todos não sei para onde, chove, faz frio, nem sequer dá para andar na rua, e tenho de inventar uma história de Natal. Sei lá como é que se inventa uma história!, não sei, tu sabes, avó?
Avó? Ouves, avó? Já estás dormir?
Hum! O Natal não interessa nem ao Menino Jesus ...

2 comments:

António said...

Boa noite.
Li agora.
Há mais assim do que assado.
Os do assado, não sabem o que isto é.
Já deram um pacotinho de arroz e dois pacotes de leite na campanha do Banco Alimentar. Podem dormir tranquilos.
Os sinais de retoma, já para 2010, acabam de ser anunciados.
A vida continua.
Daqui a dias, Réveilhão!
Em Janeiro, nem um tostão.
Um croquete e uma bica ao almoço.
Cereais ao jantar, para limpar o organismo, as tripas, porque a mioleira fica na mesma e é preciso poupar para as férias.
O calor não tarda. o Algarve espera, Cancun e Cuba também.
Vamos indo e vamos vendo.

Boa continuação.

rui fonseca said...

"Vamos indo e vamos vendo"

Oxalá que dentro de pouco tempo não nos vejamos todos gregos...

Boa companhia.