Friday, May 02, 2008

PACIÊNCIA DE EURO

Segundo notícia publicada hoje no Jornal de Negócios Online
os
Alemães querem deixar a moeda única europeia. Logo a seguir, a mesma notícia já diz que "Um terço dos alemães quer deixar a moeda única da Zona Euro e voltar ao marco alemão, uma vez que consideram que o euro é a principal razão para a subida da inflação na maior economia da Zona Euro". A seguir esclarece que "Dez anos depois do euro entrar em circulação, 34% dos alemães quer voltar a utilizar a sua antiga moeda, os marcos alemães, de acordo com um estudo da associação bancária BDB".
Dos inquiridos, 53% considera que a moeda única da Zona Euro é a principal razão para a subida da inflação na Alemanha e defende a sua posição com o facto do Banco Central Europeu (BCE) ter como principal objectivo o combate à inflação.
Porém, o director da BDB, Manfred Weber, referiu que "uma grande parte do aumento dos preços não está ligada ao euro, mas foi causada pela subida dos custos da energia e da inflação". O director acrescentou que "o euro é uma das moedas mais estáveis que existe".
A inflação na Alemanha atingiu os 2,6% em Abril, o que compara com os 3,3% registados em Março, anunciou o Departamento de Estatística Federal Alemão, quando o BCE define como meta os 2%.
.
É confusão a mais, mesmo atendendo à rapidez com que estas notícias são lidas e processadas. E é altamente improvável que o director do BDB tenha dito o disparate que lhe é atribuído na notícia.
.
A quem interessam estas notícias? Naturalmente a quem, querendo decreditar a União Europeia, sabe bem que a forma mais eficaz de o fazer é desacreditar a moeda única. Porque o euro é o cimento que pode garantir a continuação da construção da União. Sem ele, o edifício desmoronar-se-á.

No comments: