Aeroporto de Lisboa
- Bom dia! Pode dizer-me, por favor, para que horas está agora
prevista a saída do vôo de Boston que deveria chegar às sete e
trinta desta manhã a Ponta Delgada?
- A previsão é que saia às quatro da tarde e chegue às nove e
trinta da noite.
- Quatro da tarde em Boston ou Ponta Delgada? Como entre
Boston e Ponta Delgada há uma diferença fuso horária de quatro
horas talvez haja confusão com as horas, não? Ontem recebemos
informação que o avião saía hoje de Boston ao meio dia ...
- Não. Vai sair às quatro da tarde.
- Desculpe-me mas há na sua informação incompatibilidade entre
a hora da saída e a hora de chegada: se o vôo sai às quatro, hora
de Boston, sai às oito horas de Ponta Delgada. Se sai às oito
de Boston ...
- Não sai às oito, sai às quatro.
- Às quatro de Boston são oito em Ponta Delgada ...
- Pois são.
- Portanto, ou não sai às quatro horas de Boston ou
não vai chegar às nove e trinta a Ponta Delgada ... não lhe parece?
- A mim não me parece nem deixa de parecer. Estou a dar-lhe a
informação que tenho disponível neste papel, que para mim conta
como se fosse a Bíblia ...
- Já percebi. Fico é sem saber a que horas vai chegar o
avião que deveria aterrar em Ponta Delgada às sete e trinta
da manhã mas foi cancelado, e depois anunciada a saída
hoje ao meio dia de Boston ... Aconteceu o mesmo a uns
familiares nossos há duas semanas atrás. E, naturalmente,
ficamos preocupados.
- Não percebo porquê ...
- Pois se não percebe também não vou conseguir
fazer nada por si. Posso falar com o seu supervisor?
...
- Qual é o seu problema?
- Quero saber para que horas está prevista a chegada
a Ponta Delgada do vôo procedente de Boston, que deveria
ter saído às vinte e duas horas de ontem e foi cancelado ...
- Não foi cancelado, foi adiado catorze horas.
- Então sai hoje de Boston a que horas?
- Ao meio dia.
- Muito bem. Sugiro-lhe, então, mande rectificar a informação
escrita que entregaram às suas colegas.
- Mais alguma questão?
- Qual a razão destes repetidos cancelamentos,
ou atrasos como lhes chama? A uns familiares meus aconteceu
precisamente o mesmo há cerca de duas semanas.
- A razão está na falta de pessoal ... Se um vôo se atrasa, o pessoal
não tem tempo de descanso para retomar o serviço
de volta dentro do horário ...
- Agora entendi. As suas colegas, segundo me foi dado perceber,
foram dadas instruções para justificar os atrasos com a pouca sorte.
A culpa não deve ser delas mas de quem as chefia, suponho.
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A bordo do avião do vôo Lisboa Delgada
- Costuma fazer serviço até Boston?
- Sim senhor. Geralmente duas vezes por semana ... Mas por que
é que pergunta?
- Porque sei que têm havido ultimamente vários cancelamentos
de vôos. Ontem, voltou a acontecer. Sabe por quê?
- Sei, sei, razões técnicas ...
- O que é isso?
- Problemas de manutenção ...
- Com essa você assusta-me ... No aeroporto ouvi dizer que a razão
está na falta de pessoal ...
- Também, também, são as duas coisas ... Manutenção e falta de
pessoal. Mas nenhum piloto inicia um serviço sem estar consciente
de que a aeronave está em perfeitas condições para viajar.
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Em Ponta Delgada
- V., que são passageiros frequentes da SATA, qual é a vossa opinião
acerca dela?
- Péssima!
- Péssima!
- Péssima!
- É um monopólio, faz o que quer.
- O ano passado deu 16 milhões de prejuízos ao governo
da Região.
- Os bilhetes entre o Continente e os Açores são caríssimos.
Eu tenho três filhos ainda crianças, entre os cinco e os dois anos,
se vamos ao Continente os cinco, pago 1200 euros só pela viagem.
Quem não se pode queixar são os juízes e outros quadros do
Ministério da Justiça que têm direito a uma passagem
gratuita anual, para o próprio e familiares. A política
de transportes aéreos nos Açores está completamente errada,
sujeita a desígnios meramente políticos.
Desde logo porque a SATA tem o monopólio,
nenhuma outra companhia pode aqui operar. Depois é absurdo
fazer transportes em aviões Airbus para cinco aeroportos
do arquipélago.
Os vôos entre as ilhas deveriam ser feitos com os aviões
pequenos e os vôos de longo curso apenas a partir de São Miguel.
Mas a demagogia faz as contas de outro modo e os resultados
operacionais e económicos são desastrosos.
- Mas isto prejudica os Açores...
- Sem dúvida. Mas o que é curioso é que toda a gente
tem as suas razões:
desde logo as tripulações, que têm direito aos tempos de descanso
estipulados na lei, sobretudo por questões de segurança,
os residentes, os imigrantes, os turistas, pela sensação de
desorganização e insegurança, pelos atrasos e cancelamentos,
pelos preços elevadíssimos sobretudo entre os Açores e o Continente,
os contribuintes pelos prejuízos.
- Então, que solução?
- A solução natural: privatizar a SATA e abrir o espaço aéreo a todas
as companhias que se candidatem a operar aqui. Assim é que não.
2 comments:
Bom dia
O texto está cortado no lado direito. Não da para ler.
Obrigado Jorge Nunes.
A composição em tablet por vezes baralha-me os textos.
Já corrigi.
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