Thursday, July 03, 2014

ESPÍRITO SANTO DE ORELHA

Hoje, dois comunicados da PT sobre os empréstimos à Rioforte: um, publicado de manhã. a pedido da CMVM, divulgando um comunicado da "Oi", que remata:  

"A Oi não foi informada, nem participou das decisões que levaram à realização das aplicações de recursos em questão, que foram realizadas anteriormente à subscrição e integralização do capital da Oi pela Portugal Telecom."
outro, divulgado agora, defendendo que 
"a PT ... que, tendo sempre prestado à Oi S.A. (“Oi”) toda a informação por esta solicitada, está fortemente empenhada na resolução desta questão. Neste sentido, a PT está a prestar todo o suporte à Oi nas diligências necessárias para garantir à Oi a máxima proteção da aplicação de tesouraria em papel comercial da Rioforte. A PT está convicta de que as várias partes, PT, Oi e GES, serão capazes de encontrar as soluções adequadas para proteger os interesses dos acionistas da PT e da Oi."   

Parece que os senhores Henrique Granadeiro, Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva, e Luís Pacheco de Melo Administrador Executivo, Chief Financial Officer, estão em apuros. Porque, claramente, a sua resposta não responde às acusações da "Oi". Por onde andará o senhor Zeinal Bava no meio de tudo isto? Num grupo de telecomunicações é absurdo pensar que não tenham falado uns com os outros por falta de meios de transmissão de informações. 

Aparentemente, o senhor Granadeiro terá sido mal aconselhado pela sua devoção ao Espírito Santo. Aos profundamente devotos acontece, por vezes, ficarem desiludidos com certas impotências dos seus santos.
---
---
Comunicado  |  Lisboa  | 3 de julho de 2014 Facto relevante divulgado pela Oi
A pedido da CMVM, a Portugal Telecom, SGPS S.A. (“PT”) informa sobre o facto relevante divulgado pela Oi, S.A. (“Oi”), de acordo com o documento da empresa em anexo.    
 
OI S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 33.30029520-8 Companhia Aberta 
FATO RELEVANTE
Aplicações Financeiras - Portugal Telecom
Oi S.A. (“Oi” ou “Companhia”, Bovespa: OIBR3, OIBR4; NYSE: OIBR e OIBR.C), conforme o disposto no art. 157, §4º da Lei nº 6.404/76 (“Lei das S.A.”) e na Instrução CVM nº 358/02, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral, que teve conhecimento de comunicado  (http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/ PT/Canais/Investidores/Pressrel/Noticias/2014/COM30JUN2014.htm) divulgado pela Portugal Telecom, SGPS, S.A. (“Portugal Telecom”), relativamente à aplicação de recursos da Portugal Telecom em papel comercial da Rio Forte Investments S.A. (“Rio Forte”), sociedade integrante do grupo português Espírito Santo (“GES”), além de matérias jornalísticas divulgadas sobre o assunto.
Segundo o citado comunicado:
“A PT subscreveu, através das então subsidiárias PT International Finance BV e PT Portugal SGPS SA, um total de 897 milhões de euros em papel comercial da Rioforte com uma remuneração média anual de 3,6%. Todas as aplicações de tesouraria em papel comercial da Rioforte atualmente em carteira têm vencimento em 15 e 17 de julho de 2014 (847 e 50 milhões de euros, respectivamente). As operações de tesouraria são realizadas num contexto de análise de várias opções de investimento de curto prazo disponíveis no mercado, tendo como referência a atratividade da remuneração oferecida, e têm acompanhamento e são sufragadas pela Comissão Executiva.  (...)
A esta data o montante total de aplicações em papel comercial do GES ascende a 897 milhões de euros, relativo ao investimento em papel comercial da
Rioforte. Desde 28 de abril de 2014 não foram realizadas quaisquer aplicações e / ou renovações deste tipo de investimentos. Adicionalmente, nesta data a PT International Finance BV e a PT Portugal SGPS SA mantêm depósitos bancários junto do BES num total de 22 milhões de euros e a Portugal Telecom, SGPS, S.A. depósitos bancários de 106 milhões de euros. Os valores acima representam a totalidade da exposição ao GES/BES.”  

A Oi não foi informada, nem participou das decisões que levaram à realização das aplicações de recursos em questão, que foram realizadas anteriormente à subscrição e integralização do capital da Oi pela Portugal Telecom.
A Oi já solicitou esclarecimentos adicionais à Portugal Telecom, analisará as informações recebidas e tomará as medidas necessárias à defesa de seus interesses, mantendo os seus acionistas e o mercado informados sobre as evoluções acerca do assunto. 
Rio de Janeiro, 2 de Julho de 2014. 
OI S.A. Bayard De Paoli Gontijo Diretor de Finanças e Relações com Investidores
 
Comunicado  |  Lisboa  | 3 de julho de 2014 Esclarecimentos adicionais relativos a aplicações de tesouraria 
Na sequência do press release da Portugal Telecom, SGPS, S.A. (“PT”) divulgado em 30 de Junho de 2014 relativo às notícias veiculadas na comunicação social relacionadas com a aplicação de tesouraria em papel comercial da Rio Forte Investments S.A. (“Rioforte”), sociedade do Grupo Espírito Santo (“GES”), a PT vem informar que, tendo sempre prestado à Oi S.A. (“Oi”) toda a informação por esta solicitada, está fortemente empenhada na resolução desta questão. 
Neste sentido, a PT está a prestar todo o suporte à Oi nas diligências necessárias para garantir à Oi a máxima proteção da aplicação de tesouraria em papel comercial da Rioforte. 
A PT está convicta de que as várias partes, PT, Oi e GES, serão capazes de encontrar as soluções adequadas para proteger os interesses dos acionistas da PT e da Oi.   
Henrique Granadeiro Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva 
Luís Pacheco de Melo Administrador Executivo, Chief Financial Officer

No comments: