Saturday, September 24, 2011

VIVA O IVA

clicar para ampliar


O aviso está em exposição no Largo Camões, em Lisboa.
Qualquer um pode ser vítima ou vitimar na estrada. Mas o consumo
execessivo de alcool exponencia essa possibilidade trágica.

Os portugueses são dos maiores consumidores de alcool per capita  em todo o mundo segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde que confirma os resultados dos anteriores. (vd aqui, aqui, aqui, aqui)

Uma razão de peso para aumentar o IVA sobre o consumo de vinho para a taxa de 23%. 
Arruina os produtores? Não arruina se estes fizerem o que fazem os seus pares em todo o mundo: exportem!

É verdade que, ainda segundo o mesmo relatório da OMS, o consumo de vinho per capita decresceu ligeiramente em Portugal; subiu o consumo de cerveja ( que está ser criminosamente incentivado junto da juventude, chegando-a a arrastá-la para comas alcoólicos durante festejos estudantis em que a bestialidade dos comportamentos se solta sem freio), e, sobretudo, de bebidas de alto teor alcoolico (wiskies, etc.), quase totalmente importadas. Não sendo possível restringir o consumo destas através do imposto seria possível reduzir as suas vendas limitando a sua comercialização a espaços dedicados fora dos centros comerciais. 

Declaração de interesses: Não sou nem nunca fui abstémio.

---
Corr.- "Contas feitas, durante o período de pré-campanha e de campanha eleitoral., o PSD-Madeira oferece a 25 500 pessoas uma tonelada e meia de comida, 51 mil cervejas e 8 500 garrafas de vinho" - Expresso 24/09/2011  

No comments: