Tuesday, October 27, 2009

SHOOTING INTO THE CORNER





É um pénis. É um canhão. É Anish Kapoor contra o império.

Na primeira grande exposição de um artista vivo na Royal Academy de Londres, Anish Kapoor dispara 30 toneladas de cera, penetra cinco salas com um comboio vermelho, e deixa pilhas de excrementos.
O sexo é uma arma política. Nascido em Bombaim há 55 anos, Anish Kapoor está neste momento a bombardear as paredes da Royal Academy of Arts, em Londres, com um pénis gigante de onde saem oito quilos de cera vermelha a cada 20 minutos, "booooommmmm!", contra a parede.
Até 11 de Dezembro, quando a exposição terminar, terão sido ejaculadas 30 toneladas de cera.
E entretanto, uma grande massa também em cera vai penetrando lentamente cinco salas, para a frente e para trás, sem parar. A cada porta que atravessa, deixa bocados pastosos no mármore e no soalho.
Nunca, em 241 anos de vida, a Royal Academy tinha dado cinco salas a uma só obra, tal como nunca antes convidara um só artista.
Há algo de vingança pós-colonial nisto. O primeiro artista vivo com uma exposição na antiga sala de visitas do império é um filho das ex-colónias, e aproveita o convite para dar cabo do império.
De resto, entre críticos, curadores e inspiradores, todos aludem a falos, vulvas, vaginas, orifícios, penetrações, intestinos e matéria fecal.
E o resto será divertimento de feira, a fazer gato-sapato com a percepção que temos de nós próprios e do espaço.
Chamem-lhe "Anish Kapoor", é o nome próprio da exposição.
.
continua
outras imagens

1 comment:

Luciano Machado said...

Pois é Rui. Esta arte do pós-guerra tem os seus quês. No quadro branco há que imaginar o que está lá dentro (lembras-te da peça?). O artista está sempre a "inventar" qualquer coisa nova que nos provoque reacção. Eu confesso que tenho muita dificuldade em interagir com este tipo de manifestações artísticas e espanta-me como a Royal Academy tenha decidido ceder tanto do seu espaço a este trabalho.Claro que esta instituiçao que (presumo) é financiada sobretudo por patrocínios privados terá encontrado aí uma justificação para a sua decisão.
Abç
L