Thursday, May 28, 2009

CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES

Ontem coloquei aqui um Youtube (Controlo da natalidade dá vitória ao islamismo no Ocidente) que, embora transmita uma perspectiva estreita das consequências da imigração maciça de povos islâmicos para a Europa, com especial referência aos turcos, e dos seus maiores índices de reprodução e crescimento relativamente aos europeus cristãos, com taxas de natalidade que não sustentam os níveis populacionais actuais, é motivador de um debate que só não deve ser amplificado porque pode ser perigoso.
.
Não é difícil descortinar, por detrás dos números (certos ou exagerados, para o caso pouco importa) que o vídeo divulga, os sentimentos xenófobos mal disfarçados do autor ou autores. Sentimentos esses que são inequivocamente confirmados quando, subitamente, o guião esquece momentâneamente o crescimento do islamismo e refere a imigração de latinos para os EUA, maioritariamente cristãos. Aberta a discussão acerca da conquista pacífica do Ocidente pelo Islão facilmente se pega o rastilho ao confronto generalizado que pode pôr em chamas as sociedades multiétnicas de hoje, algumas das quais se construiram com base na multietnicidade (caso dos EUA * e do Canadá) ou fracturar irremediavelmente a construção europeia.
.
Dito isto não se ignora que existem raízes de um conflito latente que Samuel P. Huntington prenuncia em The Clash of Civilizations, identificando-o, sobretudo, como um confronto entre religiões e, nomeadamente, entre as civilizações de raíz judaica-cristã e as obedientes aos versículos corânicos.
.
Não creio, contudo, que a invasão e a proliferação islâmica possa vir a impor as regras retrógradas do fundamentalismo corânico nas sociedades de acolhimento ocidentais. Não creio que a uma maior participação dos islâmicos nas sociedades ocidentais conduza a um recuo dos valores que elevaram a cultura ocidental substituindo-os por práticas prosseguidas por fundamentalistas (quaisquer que sejam os credos a que obedecem) que provoquem o retorno a uma outra Idade Média.
.
Mas não tenho por garantido que os pregoeiros xenófobos não possam conduzir o mundo a um conflito global sem vencedores.
------

8 comments:

António said...

Caro Rui,
Primeiro comentei o video lá em baixo e só depois vim ler este post para agora deixar o meu humilde e acético comentário.
Tenho, de facto uma postura ácida relativamente a estes cenários, tomando por base o que na terra dessa gente se tem vindo e se está a passar. E passará.
Regimes políticos com base no ódio, fomentam cidadãos odiosos e odientos logo desde os primeiros passos.Xenofobia e ódio em alta escala.
Assim que estiverem em posição de mostrar quem manda, esqueça toda essa poesia das civilizações a viverem irmanadas a caminho de um futuro risonho e harmonioso.
Nenhum dos horrores conhecidos até hoje se poderá comparar ao que se vai seguir.
Átila e C.ª vão corar de vergonha por terem sido tão brandos naquilo que fizeram.
O pesadelo aproxima-se, não duvide.
Por cá, ninguém gosta dos nossos xenófobos.
Por enquanto.

A Chata said...

Ideias perigosas que já foram usadas para gerar guerras e genocidios.
Esperemos que não apareça nenhum 'salvador da pátria' que resolva explorar essa via.

A Ação que estes senhores deveriam defender seria,em vez de andarem a "contabilizar" grupos religiosos, preocuparem-se com o número global de população que continua a crescer e o número de pessoas a passar fome que continua a aumentar.

O Planeta é só um, e descoberta de outro ( e meios de lá chegar) ainda está muito remota.

A Chata said...

Este video fez-me lembrar, de novo, as profecias de Nostradamus.

Principe libinico poderoso no Ocidente
Francês de Árabe virá tanto inflamar;

Curioso, não é?

Rui Fonseca said...

Caro António,

O exemplo mais amplo e bem sucedido de multietnicidade encontra-se precisamente na nação que é a superpotência do mundo de hoje, os EUA.

O maior perigo que pode ocorrer na União Europeia é a emergência da xenofobia generalizada.

O que aconteceu recentementente na ex-Jugoslávia pode replicar-se na União Europeia.

E, nesse caso, Caro António, a sorte dos europeus seria terrível porque se matariam uns aos outros. Aconteceu já muitas vezes no passado. Até entre cristãos.

Rui Fonseca said...

"Curioso, não é?"

As profecias têm sempre leituras múltiplas. Não as valorizo.

Mas já valorizo as lições da História.E a História ensina-nos que a Europa foi palco de muitos confrontos, tantos que as últimas décadas constituem o período mais prolongado de paz.

Quanto ao crescimento demográfico entre os povos "não ocidentais" e o decréscimo dos povos "ocidentais" é uma questão que não sei abordar.

Porque, mesmo que tivesse um objectivo na matéria, não saberia como alcançá-lo.

Alguém tem?

António said...

Caro Rui,
Fie-se na Virgem.
Vá acreditando sempre que isto vai ser tudo beijos e abraços.

Quanto ao aumento demográfico dessa malta, a unica coisa a fazer é recambiá-los.
Antes que seja tarde.

Rui Fonseca said...

" a unica coisa a fazer é recambiá-los."

E se a África do Sul recambiar os portugueses lá imigrados? E Angola?E os EUA? E o Canadá? Etc.

Os EUA, por exemplo, por outro lado, deveriam recambiar, quem? Só os islâmicos ou também os latinos que, segundo o vídeo, se extão a reproduzir demais?

E se os árabes bloquearem as exportações de petróleo para Portugal? Ou para qualquer país que recambiasse por razões, invocadamente, religiosas ou demográficas?

Isto, independentemente de muitas outras, e até mais fortes, razões que me fazem ser totalmente contra
qualquer ideia de segregação racial ou religiosa.

António said...

"ser totalmente contra
qualquer ideia de segregação racial ou religiosa."

Eu também.
Eles não.
Portanto, paga-se na mesma moeda.
Se formos a tempo.
Quanto a bloqueios de fornecimento de petróleo, à Europa inteira, não se preocupe que não fazem isso.
E há mais quem venda.