Wednesday, May 20, 2009

BOAS NOTÍCIAS


clicar nas imagens para as aumentar
.
Ouvi esta manhã na Antena 1 que Portugal subiu 3 lugares no ranking da competitividade, segundo um relatório do IMD, de Lausanne, (primeira imagem)
ocupando agora o 34º. posto entre 57 países, posicionando-se acima da Espanha, Itália e Grécia. Os títulos que a informação suscitou não são coincidentes (Portugal sobe três posições em ranking de competitividade , Portugal sobe duas posições no 'ranking' da competitividade ) mas estes são acontecimentos triviais. O que importa é que Portugal passou a ser considerado mais competitivo. Estas são as boas notícias.
.
As menos boas decorrem do facto de o número de países considerado (57) continuar a colocar Portugal ainda na segunda metade da tabela, muito atrás de países emergentes à procura de mercados e investimentos externos.
.
Por outro lado, estes rankings nem sempre afinam pelos mesmos critérios e, por exemplo, o Global Competitiveness Report 20008-2009, do World Economic Forum, atribui a Portugal a 42ª. posição (entre 134 países), baixando duas posições relativamente ao ano anterior (cf. 2ª. imagem). Ainda segundo este último relatório, a Espanha ocupava a 29ª. posição, a Itália a 49ª. e a Grécia a 67ª.
.
Coincidências entre estes dois rankings, apenas na atribuição do primeiro posto aos EUA.
Quem tal diria, olhando para o gigantesco défice da sua balança comercial?

No comments: