Tuesday, May 12, 2009

TÍTULO DO DIA


Freeport: PGR avança para processo disciplinar no caso das pressões
O procurador-geral da República decidiu converter o inquérito sobre as pressões aos magistrados que investigam o caso Freeport em processo disciplinar. O resultado do inquérito foi esta tarde comunicado aos membros do Conselho Superior do Ministério Público por Pinto Monteiro.
.
Um caso dentro de outro caso, cada vez mais complicado.

2 comments:

António said...

Boa noite.
Se não estou em erro, o actual ministro da justiça (e em que estado está, a justiça) teve um problema em Macau por coisas parecidas com pressões sobre elementos dessa área.

Eu, simples António, nos idos de 70, costumava gozar e admirar-me com um país que não conseguia fazer nada para se livrar da Mafia. Gozava com Itália, mal sabendo o que me esperava.
A série televisiva "O Polvo" deixava-me sempre acabrunhado por ver que quando estava quase a culminar no desmascarar das situações, uma pázada de cimento caía sobre o processo.

Sempre o processo, sempre o cimento, sempre a mágoa de ver isto (a que você chamava Democracia e eu contestava)a deslizar para o esgoto.

Há pouco chamei calhau ao trichet e a quem pensa que esta crise já passou, só porque quase não se mexe.
No fundo da fossa, quando só há um pouquinho de água choca, mal se vê ou se ouve o chapinar.
Mas por estar tudo mais calmo, não quer dizer que já estejamos agarrados à escada para subir.
Primeiro, é preciso arranjar forças para isso.
Eu, no lugar dele, teria muito mas muito cuidado, pesaria muito mas muito bem aquilo que diria.
A não ser que fosse um pau mandado.
E aí, quem sabe?
(isto que digo do trichet, aplico ao que chamam governador do banco deste lugar a oeste da Península Ibérica.

Rui Fonseca said...

António,

Está dito e redito, e eu não vou conseguir acrescentar nada de novo: a democracia é o menos mau de todos os regimes políticos.

Em democracia não há mais corrupção que em regimes não democráticos. A diferença é que em democracia, de um modo ou outro, vamos sabendo alguma coisa do que se passa. E, com o tempo, as sociedades democráticas tendem
para o aperfeiçoamento das instituições e a defesa dos valores fundamentais de cidadania.

A Itália, por exemplo, apesar da máfia e de muitas outras referências abomináveis, é um grande país e os valores democráticos não estão em risco.

Mas é inquestionável que as democracias do Sul da Europa sofrem de alguns entorses que os do Norte nunca experimentaram ou sacudiram há muito tempo.

A integração europeia melhorará o conjunto e todas as partes. Mas isso não se observa de um dia para o outro.

Quanto ao Trichet, não sou advogado de defesa mas se ele diz que são observáveis alguns sintomas de invrsão de tendência que argumentos tenho eu para duvidar?

Aliás esta nota de optimismo não veio apenas do presidente do BCE.

Como sabe, as expectativas são importantes no desenrolar da conjuntura económica. Eu prefiro as optimistas. Por que razão haveria de preferir as outras?