Não gosto dos espanhóis mas reconheço que foi uma desgraça termos ficado independentes de Espanha. Com salários médios muito superiores aos nossos, com salários mínimos mais elevados, teríamos tudo a ganhar se nos integrássemos em Espanha.
.
Em qual delas?
Estamos integrados no mesmo espaço económico, podemos passar a fronteira quando nos dá na real gana, não temos de cambiar moeda, podemos viver em Espanha e trabalhar em Portugal e vice-versa, em que é que a nossa integração política em Espanha poderia alterar a nossa sorte colectiva?
.
Teríamos melhores políticos, melhores leis, melhores polícias, melhores juízes.
.
E o que se faria dos portugueses?
2 comments:
teríamos tudo a ganhar se nos integrássemos em Espanha". Quem é o brilhante citado?Teríamos desde quando?Desde 1143?Desde 1385?Desde 1640?Desde 1980(CEE)?Desde agora(crise)?Acaso a História de Portugal é menos nobre que a de Espanha em termos culturais, de realizações,de pensadores,de descobridores, de cientista,de poetas? Há, de facto,um sector onde somos abundantemente batidos: o da santidade.Não tivemos um Inácio de Loyola,um Domingos de Gusmão,um João da Cruz,um Escrivà de Balaguer:que lhes façam bom proveito.É simplesmente vergonhoso que, quando regiões lutam (plítica e militarmente) pela sua
independência haja cretinos a renegar os feitos dos que,com tenacidade,esforço e valor,nos legaram uma cultura que outros tanto admiram.Parafraseando o outro:louvaremos os mortos quando os vivos os não merecerem
Caro Francisco,
Obrigado pelo comentário.
Como bem sabes, há muita gente em Portugal a pensar que a independência prejudicou o nosso crescimento económico e social.
E é bem provável que isso tenho sido verdade no passado; no presente, a integração política não nos traria quaisquer vantagens.
Se não resolvermos, nós mesmos,os nossos problemas não serão, certamente, os outros que os resolvem.
Post a Comment