Tuesday, February 27, 2007

LISBOA LIMPA

"Lisboa limpa" é o nome de uma empresa que no aeroporto de Newark, New Jersey, EUA, se incumbe da limpesa das instalações do referido aeroporto. Suponho que grande parte do pessoal empregado é português, o que não é desonra nenhuma. De qualquer modo é pena que tal designação seja nome de firma americana e não slogan implícito daquilo que devia ser ponto de honra da cidade de Lisboa: cidade limpa. Porque não é. Para além de muitas situações de abandono que fazem da capital portuguesa um retrato pouco lisongeiro do nosso cuidado com a casa colectiva que habitamos, muitas vezes as recuperações são mascarradas nos dias seguintes à conclusão das obras (às vezes, durante as obras) com pichagens revoltantes ou cartazes publicitários, quase sempre encavalitados uns nos outros, em doses sucessivas.
.
Ontem, o presidente da câmara foi notícia e teve tempo de antena porque participou, pegando desajeitadamente na agulheta, naquilo que ele mesmo designou como uma campanha de limpeza de cartazes não autorizados.
.
Aquilo que devia ser uma actividade permanente, e silenciosa, de prevenção contra a conspurcação da cidade quis Carmona Rodrigues torná-la numa campanha de ressuscitação da sua própria imagem degradada.
.
Admira que Carmona não tenha sido notícia da manhã de hoje a declarar ao público através das antenas: Vejam bem como eu lavei esta manhã a cara!

No comments: