Wednesday, February 14, 2007

Lisboa abandonada : Dia dos Namorados

Ontem editei pela primeira vez neste blog uma fotografia: Lisboa Abandonada
.
Hoje de manhã, noticiava a rádio que o, ainda, presidente da Câmara Municipal vai propor a aprovação de um programa para a recuperação da população perdida por Lisboa nas últimas décadas. A intenção não é nova, de intenções anteriores idênticas estão os lisboetas fartos de escutar. De qualquer modo, este presidente, acossado pelos escândalos que lhe entraram porta adentro tem de fazer alguma coisa visível e apreciável se quer manter-se na corda bamba.
.
O que propõe Carmona?
.
- um seguro de saúde para as crianças nascidas em Lisboa;
- a venda de imóveis (cerca de 4000) que são pertença do município, a preços de metade dos valores de mercado;
.
Parece pouco. O seguro de saúde é matéria controversa. Mas Lisboa, sobretudo a Lisboa abandonada que apodrece vítima de uma gangrena galopante, precisa de um tratamento que ninguém, até hoje, teve a capacidade, a imaginação e a coragem de descortinar e levar a cabo.
.
Lisboa é uma cidade onde a prodigalidade dos deuses foi desbaratada pelos homens. Merecia melhor. Lisboa parece cumprir um fado de fadista linda subjugada por um faia que não a merece.
.
Há cerca de oito anos nascia, por amor a Lisboa, na web um sítio - http:// www. lisboa-abandonada.net - que procurava denunciar esta situação e, ao mesmo tempo, divulgar informação útil a quem quisesse conhecer Lisboa. Foi vandalizado há cerca de dois anos, e agora extinto. Alguém não gostou do exercício. Contudo, nunca se falou e escreveu tanto acerca da necessidade de recuperar Lisboa, como a partir do momento em que o "sítio" foi divulgado em alguns jornais e em dois programas televisivos.
.
É por razões idênticas que passarei a editar aqui algumas das fotografias que ilustravam o "sítio" lisboa-abandonada .
.
Um gesto inconsequente?
.
Um gesto de amor no dia dos namorados.

No comments: