Sunday, July 24, 2022

A EUROPA NA ARMADILHA

- Muito más notícias para a economia europeia. (Europe caught in a trap) - in Michael Roberts Blog * (Economista Marxista)

- Muito más notícias para o mundo.

Podia a Europa (e os EUA, e ..., e....) evitar a armadilha após o começo do arrasamento da Ucrânia em 24 de Fevereiro?
Podia, se visse, ouvisse, e se mantivesse calada como os três macaquinhos.
E depois se subjugasse ao diktat do ditador.
Os franceses (não só) abdicaram e bateram palmas (não todos, mas muitos) às tropas nazis em desfile pelos Campos Elíseos. E Paris foi poupada.
Apenas Churchill, no meio de uma cobardia generalizada dominada pelos ventos nazis, fascistas, etc. preponderantes na Europa,desafiou e enfrentou o monstro. Stalin fez um acordo com ele, arrependeu-se quando os ventos mudaram de direcção.
Mas a história não se repete e nem Churchill tinha o poder bélico nuclear, nem Hitler, que Putin detém e ameaça, repetidamente, usar quando assim decidir..
Ontem os russos atingiram Odessa e um navio ucraniano, depois de no dia anterior terem assinado acordos envolvendo a ONU e a Turquia para, finalmente, começarem a poder sair carregamentos de cereais para países onde se morre à fome.
Que fazer? Não sei, nem posso fazer nada.
Mas quem escreve que a Europa caiu numa armadilha e explica profusamente com gráficos as consequências previsíveis, o que pretende?
Exacerbar os instintos primitivos de sobrevivência da espécie e os consequentes comportamentos extremistas que desembocam no fim das democracias liberais e dos seus valores?
 
 

No comments: