Sunday, May 01, 2022

BETTER RED THAN DEAD?

Enviam-me ontem por e-mail "para desanuviar da indecente propaganda anti-russa em curso" cópia do artigo de José Pacheco Pereira no Público de ontem - "O agressor não é o povo russo, é Putin e a sua corte militar e civil, mas o agredido é o povo ucraniano, seja quem for quem o governe. -  aqui"

Estamos neste momento sujeitos a uma indecente propaganda anti-russa?
Se estamos, não tenho notado, talvez por estar geralmente mal informado. Portanto, admito que sim, que haja uma propaganda indecente anti-russa.
Na falta de melhor prova, recorro ao que afirma Pacheco Pereira.

Afirma Pacheco Pereira que tem as melhores memórias da Rússia e por isso repugna-lhe confundir Putin com "os russos", ... admitindo que a maioria dos russos apoia esta guerra e não é apenas porque a censura de Putin evita o conhecimento do que se passa ...

Passa neste momento no mundo ocidental um certo olhar que confunde Putin com "os russos" (entre aspas)?
Há, e não me parece que seja um olhar vesgo, é mais um olhar desconfiado, mesmo amedrontado, aterrorizado, porquanto é conhecido (afirma Pacheco Pereira) que a maioria dos russos (aqui, sem aspas) apoia esta guerra.
Em que ficamos: as responsabilidades pelo arrasamento da Ucrânia são da exclusiva do czar e dos seus colaboradores mais próximos ou envolvem também os russos que apoiam a guerra e a ameaça de Putin & Companhia recorrer ao seu stock de armamento nuclear para num "golpe relâmpago", palavras dele, atingir os seus insondáveis objectivos?

Se há uma propaganda anti-russa, a que vejo, é transmitida pelos órgãos de comunicação abertos a toda a população e não aos entusiastas das redes sociais, a que não adiro. E é terrível, porque são repugnantes as imagens dos arrasamentos russos (sem aspas).

Em apoio da sua admiração pelos russos (com aspas ou sem aspas) Pacheco Pereira refere os grandes nomes da literatura, da música, das artes..
Não precisava de invocar tamanha ilustração porque a quem já tenha passado a maior parte da caminhada, se esteve atento, não escaparam ao seu olhar, à sua visão, à sua intrínseca capacidade emocional, pelo menos algumas das maiores criações dos grandes génios nascidos nos impérios russos.
Mas são eles a imagem colectiva de um povo que, na sua esmagadora maioria, se habitou e, ainda não perdeu o hábito, de servir sem reclamar? 

Já agora, como contrapeso, penso: E não há na Europa, dita ocidental, um evidente anti-americanismo latente, que já se esqueceu ou nunca soube que morreram dezenas de milhares de americanos para resgatar a Europa do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial?
Dando um salto no tempo: Se Trump (ou os trumpistas) voltarem ao poder em Washington, se a mancha extremista que alastra na Europa prevalecer e democracia liberal tombar, e com esse trombo se estilhaçarem os valores democráticos, somos todos responsáveis ou irresponsáveis por isso?

Há dias reparei que, mais uma vez, se citava nesta circulação de ideias, a afirmação "duas pessoas com a mesma informação chegam a resultados idênticos" para salientar o enorme erro de ausência da ponderação das ideologias na citação.
Há, também neste caso, uma confusão de termos: conclusões, ou resultados, não são pareceres, perspectivas, objectivos, políticas.
Se, no hemisfério norte, pela manhã, qualquer pessoa que se volte voltar para o nascer do sol e alargue os braços em posição paralela ao horizonte, constata que à esquerda fica o norte e à direita o sul. A mesma informação, conduz ao mesmo resultado, independentemente de critérios subjectivos dos observadores.
Mas se dois mísseis são lançados da Crimeia e atingem Kyiv destruindo edifícios localizados próximo do lugar onde o Secretário-geral das Nações Unidas conferenciava com Zelensky, depois de no dia anterior ter estado numa ida ao Kremlin, onde foi recebido há distância de uma mesa de seis metros de comprido, que conclusões podem retirar quem ouviu estas notícias:
Eu concluo que o terrorista Putin é isso mesmo um terrorista aterrador global com a opoio maioritário dos russos (sem aspas).
E tu, JB, que conclusão retiras?

 

No comments: