Friday, February 05, 2021

SOBE O PREÇO DA MENTIRA

 Há dez dias, anotei aqui

" ... Rudolph W. Giuliani, o chefe de fila que orquestrou a disseminação de mentiras nas redes sociais para colocar em causa da legalidade da vitória de Biden, terá de demonstrar em tribunal as acusações que lançou sobre a Dominion Voting Systems, que assegurou o processamento electrónico dos resultados das eleições..."  ou pagar uma indemnização de 1,3 biliões de dólares à Smartmatic, a empresa responsável pelo esse processamento.

Hoje, lê-se na CNN live que a Smartmatic se juntou à Dominion Voting Systems, num processo contra a Fox News, Rudy Giuliani and Siney Powel por desinformação na campanha eleitoral para a presidência dos EUA, aumentando a parada para 2,7 biliões de dólares. 

 "Voting technology company Smartmatic files $2.7 billion lawsuit against Fox News, Rudy Giuliani and Sidney Powell over 'disinformation campaign'

Não faço a mínima ideia nem arrisco um palpite sobre qual será a decisão dos tribunais mas o que está em jogo não é sobretudo o montante reclamado mas a jurisprudência que pode vir a tornar menos sujas as campanhas eleitorais nos EUA e em todas as democracias dignas desse nome. 

Ganha a democracia e a justiça? Ou perdem ambas?

Correlacionando ...

No mesmo site da CNN live, divulga-se e comenta-se aqui a expulsão de duas comissões do Congresso de uma representante dos republicanos da Geórgia. O assunto é também noticiado hoje no Público.

É impressionante o número de falsidades, impropérios e propostas esquizofrénicas - propôs que Obama e Clinton fossem executados - congeminados pela congressista que, pela defesa dos seus assentos no Congresso, uma larga maioria de republicanos impediram que fosse expulsa do Congresso.

Ganhou, vergonhosamente, a voracidade pelo poder partidário dos trumpitos.

No comments: