Sunday, January 03, 2021

ADSE

O SNS é bom, deve ser, pessoas amigas dizem-me o melhor do SNS, as notícias dão conta de milhares em filas de espera, milhares sem médico de família, mas, já se sabe, os media só vendem más notícias porque só as más notícias vendem.
 
Mas continuo a interrogar-me : a quem recorre o funcionário público membro da ADSE? 
A (O) funcionária (o) administrativa(o) que atende nos SNS, p.e., mas também os médicos, os enfermeiros, a directora-geral de saúde, a ministra  etc. que  podem ser membros da ADSE, e recorrer à prestação de serviços de saúde privados. O utente do SNS, não, salvo se tiver seguro privado.

Há dias lia-se que Estado (deve ser o Governo ...) abre ADSE a 100 mil trabalhadores do Estado com contrato individual. Leio também que a ADSE é financiada apenas pelos seus membros ... é, portanto, um seguro de saúde.
 
Sendo assim, por que é que a ADSE é reservada àqueles que têm  ou tiveram vínculo à função pública?
Refiro a ADSE mas é sabido que há vários outros sistemas públicos de saúde para além da ADSE.
O SNS é universal e gratuito, segundo, repetidamente se ouve. Alguém acredita que possa ser?
Alguém acredita que o SNS poderia assegurar cuidados de saúde a todos os portugueses se não existissem sistemas de seguro privados?
 
A ADSE deveria ser extensiva a todos quantos quisessem aderir. Dessa forma se evitaria o escandaloso caso que o B. referiu: aos 70 anos muitos seguros de saúde caducam por decisão unilateral das seguradoras.
 
Penso eu, que não faço parte de nenhuma tribo.

Bom 2021!

---
Comentário colocado hoje em tertúlia que, não podendo reunir-se, agora discute na net. 
A bem da Nação.

No comments: