Thursday, June 25, 2020

O COMENTADOR-MOR DA REPÚBLICA


O senhor Presidente da República não desistiu da sua vocação política primordial: comentar tudo e a toda a hora. Quando era comentador-mor tinha o seu espaço semanal, que o alcandorou à presidência da República sem ter de suportar gastos de publicidade, a dose era tolerável e, reconheça-se, muito maioritariamente aplaudida. Comentava tudo e mais alguma coisa, dizia-se que "Marcelo sabe de tudo mas não sabe mais nada".
Pelos vistos se não sabe, pensa que sabe mais acerca do Covid-19 que os peritos ou especialistas encartados no assunto. Não se cala e, obviamente, acontece-lhe o que acontece a quem não tem travão na língua, de vez em quando derrapa e despista-se. 
Marcelo quer ganhar as presidenciais com maioria esmagadora.
Mas o que é demais, enjoa.

---

"..... Relativamente aos testes de despistagem, os especialistas afastaram a ideia – defendida pelo primeiro-ministro - de que o seu aumento seja o responsável exclusivo pelo registo de um número de casos mais elevado na Grande Lisboa, tendo referido que é preciso olhar também para o número de hospitalizações e de internamentos em cuidados intensivos.

As dúvidas sobre o que está a acontecer na região foram assumidas pelo próprio Presidente da República, no final da reunião. “Depois de ter tido uma subida inicial, Lisboa não teve a descida do Norte e do Centro. Porquê a subida? É porque há dados novos ou conhecimento novo de dados antigos?”, questionou, remetendo respostas para os resultados dos inquéritos epidemiológicos que estão a ser feitos no terreno.

De qualquer forma, Marcelo Rebelo de Sousa tentou contrariar a ideia de que a situação na Grande Lisboa esteja “descontrolada”, que tinha sido assumida de manhã, na Rádio Renascença, pelo director de infecciologia do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez. A mesma ideia de que não há descontrolo foi sublinhada pelo secretário-geral do PS José Luís Carneiro.

Já à direita, a leitura dos dados apresentados foi noutro sentido. No final da reunião, o vice-presidente da bancada do PSD Ricardo Baptista Leite preferiu vincar que se tinha falado de “segunda onda na Grande Lisboa”, tal como o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos. Tanto André Ventura, do Chega, como Carla Castro, da Iniciativa Liberal, assumiram terem ficado com dúvidas sobre as causas da situação em Lisboa. Carla Castro considerou mesmo que a reunião foi “frustrante”. O Presidente da República e outros representantes políticos - como a deputada Mariana Silva, do PEV - recusaram a ideia de que se possa responsabilizar apenas os jovens pela subida do número de casos na Grande Lisboa. ... "

c/p - aqui
 

No comments: