Monday, June 15, 2020

PANDEMIA EM SINTRA

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra

É com muita preocupação que ouço e leio notícias dando conta que a pandemia está a alastrar-se na área da Grande Lisboa e Vale do Tejo, assumindo valores de crescimento máximo diário no concelho de Sintra nas últimas semanas. em segundo lugar, a seguir a Lisboa, em valores totais de infectados.

Residindo no concelho há mais de 20 anos, solicito-lhe que, em defesa da reputação de Sintra, indique publicamente em que locais ou freguesias está a ter o surto maior incidência; na ausência desta informação todo o concelho é suspeito, para os que nele residem e para quem pretenda visitar.

Julgo ter ouvido, a este propósito, a senhora Directora-Geral de Saúde afirmar que não é possível a desagregação de valores a nível de freguesias porque o segredo estatístico o impede. Trata-se, certamente, de alguma interpretação muito restrita porque há freguesias em Sintra, e não só, que têm muito mais habitantes que alguns concelhos.

Diga-me, por favor, senhor presidente, se sair de casa para um pequeno passeio ao ar livre que áreas do concelho devo evitar.

Obrigado pela atenção que o assunto lhe possa merecer.

Atentamente


----

Já depois de ter enviado a mensagem atrás transcrita, recebi número de contacto telefónico do responsável (concelhio?, não percebi) do serviço de protecção civil.
Coloquei-lhe a mesma questão objecto da mensagem dirigida ao presidente da câmara.
Não soube responder-me porque não recebe da DGS as informações que solicitei.
Qual o papel da defesa civil do território que, repetidamente, nos fogos e agora na pandemia, dá demonstrada incapacidade ou incompetência para intervir na realização daquilo que lhe compete, ou devia competir?
Se a defesa civil não comparece ou claudica na primeira linha, e foi isso que aconteceu quando a pandemia entrou, foi aquela que devia ser a segunda linha a ser chamada, o SNS, os médicos, os enfermeiros, entre outros agentes de defesa da saúde pública, que foram chamados para suportar o embate na primeira linha.
Hoje foram notificados mais 346 casos de infectados, assumindo Portugal a liderança em número de casos diários infectados em toda a União Europeia.
E a defesa civil do território considera que o assunto não lhe diz respeito.
Temos uma defesa civil do território que não sabe como defender o que lhe compete defender.
Temos um Ministério da Defesa (militar, subentende-se) que não sabemos o que defende.

 ---
  
Mais 346 casos confirmados em Portugal, a pior segunda-feira desde 20 de Abril - c/p aqui


Portugal regista, nesta segunda-feira, mais três mortes pela covid-19, um aumento de 0,19% face aos números de domingo. No total, desde Março, somam-se 1520 mortes em Portugal.
Houve ainda um aumento de 346 casos positivos nas últimas 24 horas – uma taxa de crescimento de 0,94%, a mais alta desde quinta-feira. Este é o maior número de novos casos registado a uma segunda-feira desde o dia 20 de Abril. Por norma, as segundas-feiras são dias com números mais baixos de novos casos, tanto pelo menor número de testes feitos ao longo do fim-de-semana, quanto pelos potenciais atrasos na comunicação dos novos casos positivos. O Governo não revelou, em conferência de imprensa, quantos testes foram realizados no fim-de-semana.

Os números do dia em detalhe e com gráficos




Exmo. Senhor Rui Fonseca,

Acusamos a receção do presente email, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Face ao seu conteúdo, informa-se V.Exa. que o mesmo foi remetido para o Grupo de Trabalho responsável pelo acompanhamento da evolução, propagação e implementação das medidas e ações adequadas de prevenção e intervenção do Coronavírus (COVID-19), para os fins tidos por convenientes.

Com os melhores cumprimentos,

Teresa Antunes
(CoordenadoraTécnica)

No comments: