Monday, December 22, 2014

ESTA NÃO É A MINHA IGREJA

Diria Cristo se voltasse à Terra. Disse-o, hoje, por outras palavras o Papa Francisco, um Papa excepcional.

Durante o tradicional encontro na sala Clementina para as felicitações de Natal aos membros da Cúria romana, cf. aqui, apontou sem rodeios, perante os cardeais  responsáveis pelos dicastérios, as quinze doenças que ameaçam a Igreja e a sua Cúria.  A uma dessas doenças chamou "alzheimer espiritual". Não me parece que a designação seja a mais feliz mas percebe-se a intenção da carga emotiva da metáfora com que Francisco quis relembrar aos altos dignatários da Igreja o seu relapso esquecimento da mensagem primordial dos Evangelhos.

Lê-se o resumo desta mensagem do Papa e ocorre-nos, inevitavelmente, a vaga de esquecimento, que não é mais de que uma vaga de falta de vergonha descarada e em larga escala, que se faz sentir especialmente nos países predominantemente católicos do sul da Europa. Dos negócios obscuros, das moscambilhas, das conivências, dos roubos, que, sendo esta gente pretensamente de bem, se chamarão desvios, ninguém se lembra, ninguém colaborou, ninguém estava lá, se assinaram de cruz foi por confiança nos outros comparsas.

Francisco, alarga a tua mensagem urbi et orbi. Pode ser que alguns desavergonhados, se forem crentes como a generalidade dirá que é, sintam algum temor e recuperem a lembrança dos actos praticados.

2 comments:

Margarida Corrêa de Aguiar said...

Estimado Rui Fonseca
Os desavergonhados e esquecidos que por aí andam a prejudicar o próximo no seu próprio benefício não reconhecem a mala dos valores que o Papa transporta nas suas homilias que a todos faz bem ouvir. Não querem. O problema é que são muitos. A crise em que estamos mergulhados é uma crise de valores!
Votos de um Santo Natal e de um Bom Ano Novo.

Unknown said...

Este Francisco é cada tiro cada lebre. Eu que não sou crente tenho simpatia por ele(presumo que a outros aconteça o mesmo).
Foi bom de ver o ar comprometido de alguns gordos bispos quando o Francisco falava(e disfarçaram o levantarem-se quase não batendo palmas.