Saturday, May 31, 2014

SEGURO MAS DESEMPREGADO

"Quero dizer, com toda a ternura, disse o João, que não me revejo de maneira nenhuma naquele artigo que o meu pai escreveu hoje e que acho aquilo um disparate ...".

O João poderia ter dito que, com toda a ternura, não concordava com o pai ou que discordava dele, mas não o fez por menos e afinou por aqueles que afirmam que "o velho já está cheché". Por que razão assumiu o João uma posição pública frontalmente contra o patriarca do partido quando tudo indicia que não é Seguro mas Costa o candidato preferido pelos socialistas e pela opinião pública em geral é um mistério salvo hipótese de comportamento edipiano serôdio.

Soube-se há pouco que Seguro propôs na reunião de hoje do secretariado nacional do partido a realização de eleições primárias para a eleição do candidato do partido às próximas eleições legislativas. Costa não recusa a proposta mas vai propor esta tarde realização de congresso extaordinário para o que já conta com o número de assinaturas necessário.

É óbvio o estratagema de Seguro. Ele gostará tanto de primárias quanto Maomé do toucinho. Eleições primárias nesta altura, solução inédita em Portugal proposta por Assis - vd. aqui -  quando concorreram ambos ao lugar deixado vago por Sócrates, sem entecedentes nem regras estabelecidas, é uma manobra claramente dilatória com a intenção de esvaziar os objectivos de Costa.

A proposta é ao mesmo tempo decente e cínica. Decente, no sentido de que só através de eleições primárias será possível reanimar o exercício democrático, actualmente ofuscado por uma prática que entrega a um universo muito restrito de militantes (o aparelho partidário) a escolha dos  candidatos a primeiro-ministro, replicando o estilo leninista do "centralismo democrático".  Cínica, porque Seguro e os seus seguidores sabem bem que o timming é totalmente desajustado.
---
Act. - A proposta de Seguro de realização de primárias para escolha do candidato a primeiro-ministro mantendo-se ele em secretário-geral em qualquer caso não é original. Rubalcaba, vd. aqui, tentou a mesma via, que foi rejeitada.

No comments: