Saturday, April 26, 2014

HÁ 450 ANOS

Shakespeare nasceu há 450 anos, provavelmente entre 19 e 25 de Abril mas registado como nascido a 26. O El País dedica hoje à efeméride aqui uma série de textos que vale bem a pena ler.

Curiosamente, do calendário das representações comemorativas salienta-se aqui como prato forte a encenação de King Lear dirigida por Sam Mendes distinguido pela Academia de Hollywood em 2000, neto de Alfed Hubert Mendes, figura pioneira da literatura das Caraíbas. Era descendente de portugueses presbiterianos expulsos da Madeira no seguimento das perseguições a Robert Kalley.

Já agora, quem foi Rober Kalley? Responde a Wiki: Como médico de bordo, conheceu muitos portos, inclusive Funchal, na Ilha da Madeira, onde, anos depois fundaria, juntamente com sua mulher, Margaret, a primeira comunidade protestante lusitana.

Mesmo após a abolição da Inquisição em Portugal, em 1821, a prática do protestantismo continuou sendo proibida para todos os cidadãos portugueses. Apenas aos estrangeiros era permitido praticar outras religiões que não a católica, desde que não em língua portuguesa e tampouco em edifícios que pudessem ser identificados externamente como igrejas. Só após a implantação da República é que se pode falar de liberdade religiosa em Portugal, o que possibilitou a existência oficial de comunidades protestantes.
Sendo portugueses, os Mendes eram obrigados a ser católicos. Sendo protestantes tiveram de abalar para outras paragens mais acolhedoras. Aliás, é muito provável - presumo -, que os Mendes fossem de ascendência judaica, fugidos das sucessivas vagas de perseguição para a Madeira. 
São vários e antigos os caminhos da diáspora portuguesa. Raramente, por bons motivos.

No comments: